Falei nesse post AQUI sobre vinícolas da Borgonha, um passeio fenomenal que fiz, focando nos tintos. Agora o papo é sobre os brancos da região, mais precisamente de Chablis, considerados por muitos (e isso me inclui) dos melhores brancos do mundo. Claro que há muitas outras regiões produtoras de brancos divinos, mas para um leigo, que quer escolher um branco, posso garantir que um “Chablis Chardonnay” é praticamente garantia de um vinho branco maravilhoso.

A qualidade dos brancos é devido ao “terroir” da região, ou seja, as caracteristicas da terra e seus minerais, que são ideais para essa uva. E mesmo na região há quatro variedades de vinho que são de acordo com a localidade de Chablis onde as uvas foram plantadas, na ordem de complexidade crescente:  1)Petit Chablis (os mais simples, mas não menos deliciosos!) que devem ser bebidos mais jovens 2) Chablis (os tradicionais e sensacionais) 3) Chablis Premiere Cru, em que o nome da vinícola conta bastante para que seja um muito bom vinho 4) Chablis Grand Cru, os top, incomparáveis! E que pudemos degustar por lá.
E claro que trouxemos dessas garrafas conosco, que aguardam o momento certo de serem degustadas. E o mais legal desse tipo de viagem é lembrar de toda essa paisagem, cheiros, climas e sensações maravilhosas na hora de beber. Toda essa experiência entra dentro do vinho e claro, na nossa memória… Recomendo a todos esse vinho maravilhoso e claro, aos que tiverem oportunidade, de conhecer a região!