Já comentei anteriormente por aqui sobre a minha paixão por alcachofras. Desde crianca comia na casa da minha avó e é algo totalmente comfort food para mim. Para os italianos não é diferente já que é um alimento super comum por lá . Claro que nessa viagem não podiam faltar pratos com o tal ingrediente no meu menu… Comi de todos os modos: fresca na salada,

em pizza e pasmem: até mesmo frita! É isso aí, nunca tinha visto esse tipo de preparo mas em um dos restaurantes que fomos havia uma entrada chamada “fantasia de alcachofras” que me levou ao delírio!

Todas fantásticas e preparadas de formas inusitadas!
Além das alcachofras, a trufa é uma iguaria típica da região. Não vou falar “comum” já que o tal ingrediente é algo raro em qualquer parte do mundo, mas digamos que na Itália se encontram com muito mais facilidade. A trufa é um tipo de fungo que cresce embaixo da terra perto de árvores. E claro que não podia deixar de incluir no meu cardápio também: uma boa pasta com lascas de trufas,

queijo pecorino com mel trufado

e até mesmo queijo trufado (um queijo com pedacinhos de trufa que é maravilhoso e nunca havia provado). São os queijos que aparecem na foto abaixo…

E para terminar, mais um prato típico (e maravilhoso) de lá: a bisteca fiorentina! Ao contrário do que muitos pensam, é um corte de carne BOVINA típico da região e quase desmancha ao cortá-la de tão macia! Claro que não podia deixar de provar também…

Esse vídeo super interessante mostra um pouco sobre como as valiosas e saborosíssimas trufas são caçadas (aí vocês podem entender por que elas são são raras e caras, dada a difículdade de encontrá-las). Cães treinados durante anos farejam onde elas podem estar enterradas e as suas fatias vão diretamente por cima de um bom prato de massa ou o que a imaginação mandar (e o paladar permitir, claro!).

Outro festival super interessante na região é o de alcachofras, também super típicos na região. Apesar de eu não ter participado do tal festival, dá para se ter uma boa idéia da paixão dos italianos pela boa comida.Os italianos prezam pelo movimento de slow food, comer devagar e saborear os pratos, sem conservantes e sempre muito frescos. E a bisteca fiorentina ao final, claro!Vale a pena assistir e se deliciar!