A Irlanda é um país famoso pelos seus pubs e pela cerveja. Certamente a mais famosa e ponto turístico da cidade de Dublin é a fábrica da Guinness. Não sou fã (para falar a verdade nem gosto muito) de cerveja preta, a não ser como ingrediente de algum prato diferente, mas a maneira que a cerveja é servida na fábrica, com todo um controle de temperatura, colarinho e o ambiente (o fim do tour é no último andar da fábrica, onde temos uma vista panorâmica da cidade e onde tomamos a cerveja), faz um passeio interessante.
Além do tour pela fábrica (onde todo o processo de fabricação e ingredientes são mostrados), existe um museu para ser visitado lá também, com várias “relíquias” da história da cervejaria que foi fundada em 1759.

Uma das etapas do processo de fabricação é o tasting lab. Lá eles fazem o público de “degustadores” para o teste de qualidade da bebida, dando uma pequena amostra do produto (e para já irmos nos preparando para o pint -como a taça é chamada – cheio oferecido ao final do passeio).

Esse é o “pint” servido ao final. Achei sensacional o desenho do trevinho (que é o simbolo da Irlanda) na espuma da cerveja quando me serviram. Não sei se fazem isso sempre, mas tive sorte de receber um assim…

.