Há pouco mais de um ano atrás fizemos uma viagem maravilhosa pelo interior da França, mais precisamente pela Borgonha, e pude não apenas me deslumbrar com as paisagens maravilhosas, mas principalmente com os vinhos e culinária local fora de série. Lembro que nas inúmeras degustações que já fiz na minha época de ABS escutei que os vinhos da Borgonha são tipicamente femininos e de certa forma concordo: são macios, elegantes e a meu ver, os melhores do mundo!

É da Borgonha por exemplo, o famoso Romaneé-Conti e a região de Chablis (que falarei em outro post) super famosa por produzir os melhores brancos do mundo, fica nessa mesma área. Isso sem falar dos champagnes de Reims/Epernay (já falei da minha visita à Moet Chandon AQUI e à Veuve Clicquot AQUI).
Compartilho fotos de vinícolas fenomenais que visitei na região: Patriarche e Pommard. Na Patriarche, recebemos uma peça dessas de metal para degustar todos os vinhos na área subterrânea (sim, nós mesmos colocávamos os vinhos nessa peça, então imaginem como saímos daí provanto tantos vinhos fenomenais). Só não me perguntem o nome dessa peça pois realmente esqueci e não encontrei de jeito nenhum… Caso alguém saiba seria muito bem vinda a informação, essa peça é usada em concursos de sommeliers e o melhor é que guardamos como souvenir depois da visita. Vejam que fotos incríveis do lugar!

Vejam que interessante o local para degustação:

E esses são os tais copinhos de metal para degustação que eu falei (e que não lembro o nome):

A sala reservada, com preciosidades:

E abaixo, a sala dos Grand-Cru, que são vinhos AOC (Appellation d`origine contrôlée) dos melhores vinhos produzidos nessa região e a mais alta das quatro categorias, que são 1)Grand Cru 2)Premier Cru 3)Appellation communale 4)Appellation regionále. E o guia ainda simpatizou conosco e nos deu uma taça de Grand Cru para provar. Absurdamente sensacional!

Na Pommard não chegamos a conhecer as cavas subterrâneas, mas almoçamos no restaurante da vinícola, com seus vinhos maravilhosos! E que paisagem….

E aqui almoçamos, dentro da vinícola:

E o tradicionalíssimo coq au vin:
E a vista, um cápítulo à parte:
Se tinha alguma dúvida sobre uma opção de passeio eno-gastronômico sensacional, espero ter ajudado. Cheers!