Vocês se lembram da aula que fiz no Casa Cor, “Jantares do Fasano“, que comentei AQUI? Então, há tempos que queria colocar em práticas esses bolinhos MARAVILHOSOS de cogumelos, com o meu toque pessoal, claro. Ok, sou suspeita, considerando o amor que sinto pelos tais fungos, mas como uma boa fã de cogumelos garanto: a receita é um sucesso! Além de não ser difícil de fazer, ou seja, o Fasano pode estar a nosso alcance, legal né?
É um acompanhamento, vai muito bem com carnes, mas certamente ficaria bem com outros pratos como frango ou mesmo peixes desde que com um molho mais forte para dar o contraste. E quem sabe até mesmo sozinho num lanche da tarde, com um pouco de azeite aromatizado por cima? Basta usar a imaginação!
Há duas maneiras de fazer: usando aros de metal com papel alumínio ao fundo (dessa maneira podemos desenformar):

Ou direto em ramekins, esses potinhos individuais, que são usados para servir também.

Ingredientes (Para 7 tortinhas):

30 ml de azeite de oliva
1/2 cebola roxa picada
100g de shimeji
100g de shitake
100g de cogumelos paris
50g de funghi seco
Sal e pimeta do reino a gosto
1/4 xícara de caldo de carne
50 ml de vinho branco
folhas de tomilho fresco
1 caixa de creme de leite (cerca de 200 ml)
80g de queijo grana padano
7 ovos inteiros

Modo de Fazer:
Em uma frigideira bem grande colocar o azeite e a cebola para clarear. Acrescentar os cogumelos picados e deixar cozinhar um pouco. Acrescentar o sal, a pimenta, o caldo de carne, o vinho branco e o tomilho. Depois separar metade dos cogumelos e bater no liquidificador com o creme de leite, o queijo ralado e os ovos. Colocar o creme nas forminhas e despejar a outra metade dos cogumelos distribuindo por cima do creme. Levar ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Enjoy!