Por mais intacta que a pequena Tiradentes/MG permaneça no decorrer dos anos – afinal, seu centro histórico é tombado pelo Patrimômio Nacional, o que nos faz sentir em meados dos anos 1700 pelos arredores de sua praça central – é clara a sua evolução: seja na gastronomia, lojas, atrações turísticas ou acomodações. Já a hospitalidade permanece como sempre foi: calorosa e cheia de informalidade, como se em qualquer lugar, desde a padaria até o mais sofisticado restaurante, estivéssemos visitando a casa de amigos. Seus cerca de 6.000 habitantes fazem questão de “uns dedim de prosa” com os visitantes.

Há alguns anos, a cidade organiza seu festival gastronômico que atrai chefs renomados de vários cantos do Brasil em uma agenda cheia de atrações. Porém não é apenas durante esse curto período que turistas saem encantados de lá.

Depois de seu primeiro Natal iluminado, organizado por uma associação de restaurantes, lojas e hotéis locais, com uma programação que incluía coral com crianças, menus gastronômicos especiais, luzes por toda cidade e até mesmo projeções natalinas na fachada da igreja, a cidade já planeja diversas outras ações para 2020. A idéia é que cada vez mais turistas conheçam seus encantos.

São muitas experiências imperdíveis. Vale alugar uma bicicleta na “Uai Trip”, sair do centro e pedalar 5 km até o restaurante Sabor Rural para ser recepcionado por uma chaleira de limonada congelante (cortesia da casa aos ciclistas que passam pela trilha). E aproveitar para almoçar por lá, com mais um bule, dessa vez de caipirinha frozen que mais parece um sorvete, com a cachaça fabricada em um alambique da própria casa. A porção de pastel de angu recheado com queijo Canastra é imperdível, dizem até se tratar do melhor da região. Eu, depois de provar em praticamente todos os restaurantes que passei durante minha última estadia na cidade, preciso concordar. Torresmo, linguiça artesanal, tudo isso acompanhado do cenário bucólico da roça: sons dos animais, cheiro de mato e estrada de terra. Impossível não se deliciar com o doce de leite fabricado lá mesmo, no fogão a lenha. Apenas leite e açúcar por muitas horas, na panela de cobre. “O segredo é a mão, nenhuma outra pessoa pode segurar a colher enquanto o doce está sendo preparado para não “desandar” e um pires invertido colocado no fundo da panela”, dizem eles.

Já no centro histórico, a fusão da culinária mineira com a de outros países é bastante comum. Ou mesmo a rusticidade do forno a lenha com complexas técnicas da alta gastronomia. O “Uai Thai”, por exemplo, mescla a simplicidade da cozinha local com os temperos fortes da Thailandia gerando criações como o Pad Thai feito com cachaça artesanal e rapadura ou mesmo o Thai ceviche, com goiaba dentre outros ingredientes. Sua carta de drinks merece atenção, com criações cheias de personalidade como o “Chiang Mai” com gin, suco de limão siciliano, finalizado com xarope de jasmin, melissa e flor de hibisco.

No fim da tarde, uma grande pedida é um café no lindíssimo jardim da loja “Marcas Mineiras” acompanhado do macio bolo de mixirica da casa. E no caminho até as mesas, difícil não se encantar por tantos exemplares de decoração, cama, mesa e banho do artesanato local. São toalhas, vasos, sabonetes, belos quadros que certamente virariam uma excelente recordação dos dias pela cidade. Até mesmo uma pequena seção com itens artesanais para a cozinha encontramos por lá: pimentas, xícaras, bules e até mesmo ferro de passar roupas a carvão. É daqueles lugares para se gastar um bom tempo conhecendo cada detalhe.

Já o museu da Liturgia encanta não apenas católicos mas todos que buscam fontes históricas de uma cidade pequena em tamanho mas imponente no peso de momentos marcantes na linha do tempo do Brasil. São muitos objetos e relíquias da Igreja Católica que remetem ao período de conquistas e escravidão que rodeou Tiradentes no decorrer dos séculos. É possível sair emocionado com as palavras de fé ao final do tour.

Difícil ir a Tiradentes e não se encantar com tanto aconchego. E não fazer planos de quando será a próxima ida à cidade. Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais…

 

Uai Trip – R. Henrique Diniz 119 – Tiradentes – MG – www.uaitrip.com.br

 

Restaurante Sabor Rural – Estrada da Caixa D’Água Km 04 – Tiradentes – MG – (32) 99934-4005

 

Restaurante Uai Thai – Rua Padre Toledo 157 – Centro Histórico – Tiradentes – MG – www.uaithai.com.br

 

Marcas Mineiras – Praça das Mercês 49 – Tiradentes – MG – (32) 9993-3330

 

Museu da Liturgia – R. Jogo de Bola 15 – Tiradentes – MG – www.museudaliturgia.com.br