Desde que me mudei para São Paulo passei a ficar muito mais exigente com a culinária japonesa. Afinal no Rio de Janeiro não havia nada perto do que encontramos por aqui (pelo menos na época que morei por lá). O fato de a maior colônia de imigrantes japoneses estar em São Paulo e de a cultura estar de fato em muitos lugares por aqui me despertou também a vontade de conhecer o Japão e explorar a cada vez mais esse lado da gastronomia, o gosto umami e toda complexidade de sabores.

Essa semana fui conhecer o Ryo Gastronomia, inaugurado há cerca de 3 meses. Um restaurante com uma proposta diferente: funcionam apenas com reservas e menus degustação (os chamados kaiseki-ryori com pratos artisticamente criados, ao modo tradicional japonês, com equilíbrio de sabores, textura, aparência e cores de alimentos. A sazonalidade e a qualidade dos ingredientes são essenciais no desenvolvimento dos pratos do dia), que podem ser de 7 ou 9 etapas, ou seja: pratos que fogem do tradicional de apenas sushi/sashimi (claro que eles também estão presentes, mas não são os protagonistas).

O ambiente é muito acolhedor, daqueles para ocasiões especiais, porém sem a formalidade de alguns restaurantes, que em muitas vezes pode acabar deixando uma comemoração íntima virar um “jantar de negócios”. Lá o serviço é acolhedor, atencioso e prestativo como no Japão.

Logo ao lado da minha mesa, uma adega de sakes linda, cheia de rótulos especiais. Japoneses, claro!

O menu atendeu a todas as expectativas do que aquele lugar aconchegante me prometia oferecer…

Fui no menu de 7 etapas que incluía sashimis. Já no de 9 além dessas fatias eles também incluem sushis.

O ápice do jantar foi sem dúvidas o black com que foi servido na hora certa: foi uma sequência de pratos que foram evoluindo na complexidade e no sabor… Esse tinha uma pele super crocante e carne que se desmanchava de tão macia (e ao mesmo tempo tenra, por o peixe ser fresquíssimo!). O molho que acompanhava tinha notas picante, um contraste perfeito, foi dos melhores pratos desse peixe que já provei!

Na sequência, noodles com um pato defumado e caldo do próprio pato…

Finalizando, uma sobremesa bem ao estilo japonês: com muitas frutas, muitas cores, e principalmente pouco açúcar. Bem do jeito que eu gosto…

Voltarei sim ou com certeza?

Ryo Gastronomia

R. Pedroso Alvarenga, 665 – Itaim Bibi, São Paulo

(11) 3881-8110