Desde que decidi fazer um blog de culinária e me dedicar mais ao hobby que tenho desde criança tenho passeado cada vez mais por outras “cozinhas virtuais” de amigos blogueiros. E o que percebi é que alguns blogs tem a nossa cara. Tem alguns que não tem erro: as receitas geralmente me interessam por ser de um gosto bem parecido com o meu. E esse é o caso do blog Brincando na Cozinha da Cíntia, que também deve se identificar com os meus pratinhos já que também já fez umas receitas daqui como o Risoto de Limão Siciliano com Cebola Assada e a Polenta com Ragu Flambado no Whisky. E ela assim como eu também adora inventar moda para umas festinhas temáticas em casa…
Bem, mas voltando às receitas de lá: quando a Cíntia comentou que esse teria sido o melhor risoto que ela já fez na vida, claro que eu precisava provar! É de um restaurante famoso em Porto Alegre (eu ainda não conheço, mas para os locais trata-se da risoteria “Tutto Riso”). Como eu AMO tudo que vai nessa receita, não tive dúvidas que realmente é muito bom, principalmente pelo caldo ser feito em casa (faz toda diferença no preparo de um bom risoto…). E realmente surpreendeu muito! Bom DEMAIS, realmente um dos melhores que já fiz (e claro que teve que entrar para o top10 do blog!). Sabe aqueles pratos que deixam a casa toda super perfumada e que dá até pena dos vizinhos? Então… Super dica para o dia das mães!
Ah! E o que sobrar do caldo vai para o congelador (coado, claro!), para o próximo risoto.
Ingredientes:
Para o caldo:
3,5 litros de água
2 Sobrecoxas de Frango
Alho-poró (1 talo picado em pedaços)
Salsão (alguns talos picados, sem as folhas, picado em pedaços)
2 cebolas roxas pequenas (ou 1 grande) cortada em cruz – 4 pedaços
2 cenouras pequenas picada
5 grãos de pimenta do reino
Sal
Aji-Sal (realçador de sabor, glutamato monossódico ex: Sazon Verde, 1 pacotinho e meio)
Para o risoto:
2 colheres de sopa de manteiga
150g de filet mignon cortado em cubinhos
1/2 alho poró cortado em rodelas
1 cebola ralada, para fazer um creme
80g de cogumelos paris picados
1/2 xícara de vinho branco
Ramos de Alecrim fresco
1/4 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo
2 a 3 colheres de sopa de conhaque para flambar
Azeite de oliva extra virgem

Modo de fazer:

Para o caldo: colocar todos os ingredientes na panela e cozinhar por cerca de 2 horas

Para o risoto: Aquecer a manteiga com um pouco de azeite e em seguida colocar a cebola. Colocar o filet e o alho poró para refogar. Acrescentar os cogumelos com alecrim e flambar com 1 concha de conhaque. Em outra panela, colocar 1 colher de sopa de manteiga com um pouco de azeite e acrescentar o arroz e o vinho branco. Deixar secar um pouco. Em seguida acrescentar o arroz à mistura de carne e ir colocando conchas do caldo e o creme de leite até terminar o cozimento. Não finalizar com manteiga e servir com queijo parmesão ralado na hora. Enjoy!