Esse é o tipo de receita prática para se fazer na véspera ou mesmo semanas antes e guardar para quando formos receber amigos em casa. Fica muito mais gostoso que os patês que compramos prontos no mercado e ainda tem aquele toque caseiso, o carinho do “eu que fiz”.
Pode ser guardado também no congelador para durar mais tempo. Só não esqueça das torradinhas para servir junto. E claro que você também pode fazê-las, e ficam deliciosas se quentinhas assim que saem do forno com o patê geladinho. O passo a passo está no vídeo, e logo abaixo a receita para o check list.
Ah, e se curtiu o vídeo, aproveita para se inscrever no meu canal do youtube, tem várias outras receitas por lá!
Ingredientes:
Para o Patê:
250g de fígado limpo
2 colheres de sopa de vinho branco
1 colher de conhaque ou aguardente de preferência
50g de pão
80g de manteiga em temperatura ambiente
100g de ricota
1 cebola
3 colheres de sopa de azeite
1 linguiça calabresa fininha cortada em rodelas
Sal e pimenta do reino a gosto
Cominho a gosto
Para a calda:
500g de cerejas frescas
200g de açucar
50 ml de vinho do porto
Modo de Fazer:
Para o Patê:
Temperar o fígado com sal, pimenta, vinho, bebida de preferência e marinar.
Cozinhar com cebola, azeite, linguiça. Acrescentar a ricota e o pão e cozinhar mais um pouco. Quando estiver morno, bater no processador e levar à geladeira.
Já frio, bater na batedeira até homogeneizar e levar novamente à geladeira.
Para a calda:
Retirar a semente das cerejas com utensílio apropriado ou com uma faca. Em uma panela, colocar as cerejas, o vinho do Porto. Colocar uma tampa e deixar “semi-tampado”até que comece a ferver. Colocar em fogo baixo e deixar cozinhar por cerca de 1 hora. Retirar algumas da panela e bater em um processador e misturar novamente à panela. Deixar cozinhar mais 10 minutos. Servir por cima do patê.