Quem acompanha o blog já deve ter percebido a grande influência que as minhas avós tiveram na minha paixão pela gastronomia. Tenho avós gourmet, e uma das coisas que me lembro bem vendo uma delas cozinhando era o uso de temperos que ela trazia das viagens. E um desses, que também existe no mercado nacional, é a mostarda em pó. Lembro bem da minha avó preparando os molhos de fondue e um deles, sempre presente, era o de mostarda (um dia coloco por aqui…). E para isso ela usava a mostarda em pó, de uma caixinha amarela (igual a essa aí de baixo), que estava sempre na sua cozinha.

Na minha última viagem, achei a latinha e na mesma hora muitas lembranças vieram, e claro que foi instantâneo comprar e incorporar aos meus temperos. E estava SUPER ansiosa para abrir a tal latinha, claro que podia fazer um molhinho para fondue da minha avó, mas como o marido está viajando a trabalho, não estava muito na pilha de comer um fondue sozinha… Resolvi fazer um medalhão com molho de mostarda, usando a mostarda em pó para selar o filet e sinceramente: ficou MARAVILHOSO!!!!
Inicialmente temos que fazer o filet, que é feito separado do molho. Misturei 1 colher de sopa da mostarda em pó com 1 1/2 colher de sopa de azeite e fiz uma pasta rala, para cobrir os medalhões. Deixei por 30 minutos assim, como na foto abaixo… (OBS: Se não tiver mostarda em pó, pode pular essa etapa ou fazer com um pouco de mostarda amarela misturada com um pouco de azeite de oliva)

Depois coloquei na grelha bem quente com azeite para grelhar, acrescentando sal e pimenta do reino.

Para o molho de mostarda:
1/4 xícara de caldo de carne
2 colheres de sopa de requeijão
2 colheres de sopa de mostarda preta
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 colher de chá de Mostarda em grãos (opcional)
Sal a gosto

Modo de Fazer:
Em uma panela, colocar o alho com a cebola e azeite para dourar. Em seguida juntar o caldo de carne, o requeijão, mostarda, sal e mostarda em grãos, misturar bastante até ficar uma mistura uniforme. Servir por cima dos medalhões.