Sabe aquele meu livro de receitas que fiz quando era criança, aos 6 anos? Acho que pelo menos desde os 11 anos de idade essa receita estava por lá. Fazia muito, mas muito mesmo e claro, pois todos adoravam.
Com o passar dos anos acabei fazendo algumas alterações na receita inicial (que veio de algum programa de tv, não me perguntem qual pois não lembro mesmo!). E claro que como qualquer doce que leva chocolate, o segredo está na qualidade dos ingredientes: o resultado será completamente diferente se for feito com Nescau de um com chocolate belga por exemplo… Tenho tantas e tantas lembranças das inúmeras vezes que fiz esse prato, que nem caberia em um post só. É daqueles pratos que não tem apenas sabor fora de série, mas também memórias. Divino!
Ingredientes:
1 tablete de manteiga
200g de chocolate em barra de preferência
2 xícaras de açucar
2/3 xícara de açucar mascavo
1 1/3 xícara de farinha de trigo
4 ovos mal batidos
Modo de fazer:
Deixar o forno pré-aquecendo em temperatura média. Em banho maria derreter a manteiga com o chocolate e misturar bem com uma espátula. Acrescentar os açucares e continuar misturando bem. Tirar a panela do banho maria e desligar o fogo. Deixar esfriar por cerca de 5 minutos. Acrescentar os ovos mal-batidos aos poucos, misturando sempre para que fique bem homogêneo. Acrescentar a farinha e continuar misturando. Colocar a mistura em um refratário com papel manteiga (ou untado com manteiga e farinha caso não tenha o papel). Quando as bordas já estiverem prontas, e o meio ainda mole (o brownie precisa ser retirado antes de estar totalmente cozido para que fique molhadinho), desligar o forno. Partir quando já estiver frio.