A cozinha é meu hobby, sempre fui super curiosa e sempre dei muito mais valor a um jantar num bom restaurante ou a uma viagem do que ir a um shopping (não que eu não goste de um shopping, mas é tudo uma questão de prioridades… rs). A cada vez que vejo um utensílio, tempero, ingrediente diferente, ou algo que não seja muito comum aqui eu corro para comprar (ou pelo menos sonhar em comprar…). Tenho uns potinhos guardados na geladeira dessas ocasiões e um desses é de manteiga de trufas(claro que ainda tenho um reserva para repetir a receita…), vende em qualquer loja de alimentos importados. Falando nesses potinhos, eles ocupam uma gaveta inteira na geladeira e meu marido vive perguntando quando afinal eles serão consumidos, para enfim esvaziar a geladeira. Eu enrolo, enrolo, para não ter que dizer enfim que a gaveta nunca será esvaziada, já que ele serão sempre reabastecidos com mais sabores novos. Esse foi o potinho da vez:
Comi esse pure num restaurante na França e decidi repetir, usando uns conceitos que aprendi para o pure de batatas tradicional. Como eu queria que o pure ficasse mais denso para a finalização, coloquei queijo muzzarela (o gruyere seria ideal, mas não tinha). O truque principal para o pure, é depois de amassar, peneirar mais duas vezes. Isso faz com que ele fique super cremoso e homogêneo e evita “carocinhos” na batata.
Ficou assim:
E abaixo, como ficou a montagem do prato:
Ingredientes (para 2 pessoas):
2 batatas cozidas na água, sem casca
1 colher de sopa de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de leite
1/3 de xícara de muzzarela ralada
1 colher de sopa de manteiga de trufas
Sal e Pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Amassar as batatas cozidas com um amassador. Depois de amassadas, colocar o creme de leite, passar pela peneira e repetir o processo mais uma vez. Colocar em uma penela com a manteiga, leite, sal e pimenta e mexer até dar ponto bem homogêneo.