Semana passsada coloquei a receita delíciosa que encontrei no blog Manjericota: Polenta Cremosa com Ragu de Mignon. Fez um sucesso tão grande que fiquei ansiosa para fazer também a outra receita que me chamou bastante a atenção nesse blog (na verdade várias deliciosas, mas foram duas que eu imprimi para colocar a mão na massa no curto prazo).
Geralmente 6a feira é um dia que não faço altas produções na cozinha: é dia de pedir pizza, sair para comer fora, descansar para o final de semana. Mas 6a passada foi diferente, o meu marido estava inspirado e deu indiretas durante o dia inteiro de que queria algo “não muito simples”, queria um prato especial. Já tinha comprado os ingredientes e fiz o prato baseado nessa receita. Falo que tive a receita como base pois o conceito foi o mesmo, mas fiz à minha maneira. Resolvi estrear o tempero para peixes da Nomu que comprei recentemente (e que acabei descobrindo que não vivo mais sem, deu de fato um sabor único ao prato), coloquei também Shitake, fiz com outro peixe que não o da receita e por aí vai…
Sobre o tempero Nomu: não é patrocínio, não tenho qualquer vinculação com essa marca, mas como já mostrei em outros posts aqui, virei fã número um. E a cada dia que passa me surpreendo mais com os resultados! Esse tempero para peixes foi o que deu o verdadeiro sabor ao prato.
E o veredito final é que foi um excelente início de final de semana…
Ingredientes (para 2 pessoas):
2 filets de peixe fresco- usei Saint Peter
150g de camarões limpos sem casca
1 palmito de pupunha fresco cortado em 4
5 shitakes cortados em fatias
1 tomate sem casca e sem sementes picadinho
Suco de 1/2 limão siciliano
Tomilho
Azeite de oliva
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Folhas de agrião para finalizar
Aceto balsâmico para finalizar
Modo de Fazer:
Em uma grelha (ou frigideira) coloque um pouco de azeite e quando estiver quente acomodar os palmitos. O interessante da grelha que tem os “dentes” são as marquinhas que ela deixa no palmito. Deixar cozinhar por um tempo e quando estiver quase pronto, adicionar os tomates (que já havia temperado com um pouco de azeite e folhas de tomilho). Enquanto o palmito estiver grelhando, colocar o peixe para fritar no azeite (o peixe foi temperado com o limão e com o tempero Nomu dos dois lados). Temperar o camarão com limão, alho, pimenta e sal e fritar no azeite.
Para montar o prato, fazer a primeira camada de palmito com tomate e Shitake, depois o peixe e por último o camarão. Cobrir com folhas de agrião, azeite de oliva e aceto balsâmico.