Essa semana participei com outros blogueiros da oficina de Natal da Fleishmann para aprender a fazer doces super tradicionais para a ceia, só que de maneira muito mais simples, com os produtos que eles possuem. E é uma gama tão grande que a cada vez acabo descobrindo um novo!

O mais interessante é que eles abrem a nossa mente para a versatilidade desses produtos. A começar pelo pão de queijo da entrada que eu simplesmente AMEI a idéia: pão de queijo com pimenta biquinho. Depois que eu provei comi tantos que não deu para disfarçar… Fato que vou fazer aqui em casa qualquer dia desses!

Mas voltando às receitas de Natal (e que eram de DOCES), eu acabei ficando no grupo de biscoitos, e fiz cookies com a mistura para bolo de laranja deles. E com a minha fiel escudeira Sandra Reis, do Caldeirão da Bruxa Solar.

De todas as receitas as que mais me chamaram a atenção foi o super tradicional “Buche de Noel“, esse tronco super tradicional na França e TODO ANO está na mesa de sobremesas da casa da minha avó! Várias lembranças me vieram com a receita, lembro bem do bonequinho de plástico que vinha nesse tronco (minha avó compra numa doceria francesa bem tradicional do Rio, sempre o mesmo!) e que eu sempre ganhava quando era pequena.

Ingredientes:

1 embalagem de Mistura para Pão de Ló Fleischmann (450 g)

5ovos

1⁄2 xícara (chá) de leite

1 colher (chá) de canela em pó

500 g de chocolate meio amargo picado

1 e 1⁄2 xícara (chá) de creme de leite

2 colheres (sopa) de rum

1 e 1⁄2 xícara (chá) de nozes trituradas (165 g)

Para montagem e decoração:
1 pote de geléia de framboesa (320 g)

Frutas vermelhas (cereja, framboesa, morango, mirtilo e groselha)

Marzipan

Chocolate em Pó Fleischmann

Modo de Fazer:

Comece pela massa: em uma vasilha, misture todos os ingredientes e bata por 5 minutos ou até obter uma textura homogênea. Forre 2 assadeiras para rocambole (19 x 38 cm) com folhas de papel toalha e despeje a massa sobre elas. Com a ajuda de uma espátula, espalhe a massa para nivelar. Finalize colocando mais uma camada de papel toalha e apertando levemente, para que fique em contato com a massa.

Leve para assar em forno pré-aquecido 180 oC por cerca de 10 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo e seco. Assim que sair do forno, retire todos os papeis toalhas do pão de ló ainda quente: puxe com cuidado com as pontas dos dedos. Deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare a ganache: em uma vasilha refratária, misture o chocolate e o creme de leite e leve ao micro-ondas em potência média (50%) por 3 minutos, misturando a cada 30 segundos, até que o chocolate derreta por completo. Junte o rum e mexa até ficar homogêneo. Divida o creme em 2 partes, misture as nozes em uma delas e reserve o restante para a decoração.

Monte o tronco: abra uma tira de plástico filme na bancada, disponha uma das massas de pão de ló sobre ela e um plástico por cima, passe um rolo para compactar levemente a superfície e descarte o plástico de cima.

Sobre a massa compactada, passe uma camada fina de geleia e, sobre a geleia, espalhe uma camada da ganache com nozes.

Levante a massa com a ajuda do filme plástico que estava sobre a bancada, e vá empurrando a massa para enrolar como um rocambole. Embrulhe com o filme plástico, torça bem as extremidades para manter o formato e leve para a geladeira para firmar, por cerca de 10 minutos. Repita o processo com a massa restante.

Desembrulhe os rocamboles, disponha-os em uma travessa de serviço e cubra com a ganache reservada. Espalhe com a ajuda de uma espátula ou o fundo de uma colher. Corte cada tronco na diagonal na altura de 1/3, para formar os respectivos galhos. Coloque cada base sobre o prato em que for servir e risque com um garfo formando uma textura de tronco, posicione cada galho em seu tronco e decore com o garfo da mesma forma, para que fique com textura amadeirada. Coloque na geladeira para firmar por 10 minutos.

Decore cada tronco com as frutas vermelhas e, com o marzipan, modele cogumelos. Com uma peneira fina, polvilhe o chocolate em pó. Sirva gelado.

Tempo de preparo: 45 minutos Rendimento: 2 troncos (12 a 14 porções).

Variações:

• Substitua o rum da ganache pela mesma quantidade de café passado ou licor de laranja. No lugar das nozes, utilize amêndoas ou avelãs.

• Combine outras geleias ácidas para fazer o recheio, como a de laranja, a de damasco azedo ou a de frutas vermelhas.

Dica:

• No lugar do papel toalha, você pode utilizar papel manteiga. O papel toalha agrega praticidade, pois é só destacá-lo do rolo para forrar a forma. Para este uso, escolha um papel de boa procedência, resistente e sem decorações coloridas.

Técnica:

• Forrar e sobrepor a massa com papel serve para não formar casquinhas dourada na massa, de modo que permaneça flexível para enrolar com mais facilidade.

============

E a “Lampréia”, essa cobra horrorosa, que o que tem de feia tem de gostosa. Fiquei me perguntando o que isso poderia ter a ver com Natal, mas o fato é que parece que em Portugal isso é super tradicional, colocam esse bicho na mesa e vão celebrar. Fato que não farei nesse formato aqui em casa, mas como AMO doces portugueses esse foi sem dúvida o melhor da tarde: ovos com amêndoas!

Ingredientes: 

1 embalagem de Mistura para Quindim Fleischmann (500 g)

1 e 1⁄2 xícara (chá) de farinha fina de amêndoas

2 ovos

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Óleo para untar e açúcar para polvilhar

Para decorar:

Amêndoas laminadas

2 pistaches

Farinha de pistache

Modo de Fazer:

Em uma  panela, despeje o conteúdo da embalagem de mistura para quindim, junte a farinha de amêndoa, os ovos e a farinha de trigo. Misture bem e leve ao fogo alto, mexendo constantemente, por cerca de 8 minutos ou até obter uma textura densa com coloração de gemas cozidas. Transfira a massa para uma forma de aro baixa
(24 cm de diâmetro x 5 cm de altura) untada com óleo e açúcar, levando-a para assar em banho-maria com o forno pré-aquecido a180C por cerca de 25 minutos, ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo.

Retire do forno, espere amornar e desenforme sobre um prato. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Para montar a lampréia, retire-a da geladeira e divida o anel em 2 partes, uma menor e outra maior. Junte-as sobre o prato em que for servir, formando um “S”, alise a junção do doce, utilizando uma colher embebida na água. Para fazer a cabeça da lampreia, arredonde uma das extremidades cortando com o auxílio de uma faca de legumes. Na outra extremidade, corte um V invertido a fim de formar a calda da lampréia. Faça os olhos com o pistache e decore o restante com farinha de pistache e lascas de amêndoas. Sirva gelado.