Estar em São Paulo é viajar pelo mundo sem sair do lugar. São muitas as opções gastronômicas internacionais na cidade, e sem dúvidas as japonesas se destacam não apenas dentre as melhores do Brasil como também do mundo. E são restaurantes para todos os gostos – e bolsos!

O restaurante Murakami surpreende. Do icônico chef japonês Tsuyoshi Murakami, que apesar do forte sotaque carioca (afinal passou sua infância no Rio de Janeiro) acabou fincando suas raízes em São Paulo. São fresquíssimos os ingredientes sazonais: desde wasabi in natura, ralado na hora, a vieiras vivas e gorduchas que chegam diretamente de Ilha Grande – RJ até aos mais variados ingredientes e sakes que recebe do Japão.

A grande surpresa vai muito além da explosão de sabores dos pratos. Ao ser requisitado, prontamente o chef se dispõe a ir ao piano e cantar enquanto toca deliciosas melodias. E recita poesias também. Certamente jantar em seu restaurante é o que pode ser considerado uma experiência para se recordar por toda vida.

Chef Murakami ao piano no fim do jantar

Também icônico na cidade é o restaurante Kinoshita, detentor de estrela Michelin. Localizado no bairro de Vila Nova Conceição, possui arquitetura moderna que condiz com a proposta de seus pratos. As criações mesclam o tradicional do japão com ingredientes ocidentais. Opções com jalapeño, avocado, foie gras também podem ser encontradas por lá.

Ingredientes ocidentais figuram entre japonesses da cidade

Por outro lado, no Kinoshita, clássicos muito bem executados, como um autêntico sukiyaki ou mesmo lindíssimos sashimis também fazem o deleite de seus frequentadores.

Sashimis do icônico Kinoshita

Mas não é necessário um grande poder aquisitivo para frequentar excelentes opções japonesas pela cidade. São inúmeras as casas que oferecem rodízios em que se paga um valor fixo, podendo-se repetir quantas vezes quiser todos os pratos do cardápio. O Mori Ohta se destaca como um dos melhores da cidade na categoria.

Rodízios de São Paulo surpreendem pela qualidade e variedade

São inúmeras as opções de pratos quentes e frios, que podem ser repetidos inúmeras vezes. Na opção do rodízio premium, pratos com camarão, vieiras, ovas, wagyu, foie gras, dentre outros, também são incluídas. A sobremesa com opção de sorvete Haagen Dazs também não precisa ser paga à parte.

mori ohta
Tempura de Shisso com atum: opção no rodízio do Mori Ohta

Há também muitas opções contemporâneas pela cidade. O Imakay, por exemplo, mescla influências da América Latina com a culinária oriental e com a brasa. São muitas as opções e criações com toques defumados e com ingredientes dos mais variados países, mas sempre predominando o lado japonês.

sushi imakay
Opção de sushi do Imakay SP

São inúmeras as criações do chef que ousa com criatividade, sempre preservando a origem e o frescor dos ingredientes. Do nordeste brasileiro, aos toques picantes do Peru, aos mais variados peixes e à precisão da culinária japonesa, é uma verdadeira experiência a refeição por lá.

Já o Seen, localizado no rooftop do hotel Tivoli Mofarrej, é a mais perfeita definição de “jantar com vista”. Com janelões que possibilitam uma visão de 180 graus dos arranha céus da cidade, uma refeição por lá é uma verdadeira experiência. Além dos drinks autorais e da variedade de seu cardápio, certamente as opções orientais um dos grandes destaques da casa.

tivoli mofarrej
Seleção de sushis do Seen

É sempre uma verdadeira viagem explorar a gastronomia oriental em São Paulo. Não precisamos ir até Tokyo para apreciar o que há de melhor sob todos os aspectos dessa culinária tão singular. Seja pelo seu lado artístico, contemporâneo, visual, tradição. Temos de tudo – e do melhor – por aqui!