Como havia dito, a visita à cave da Moet Chandon (em Epernay) é um super passeio. Toda história da cave, incluindo a história da família e do Dom Perignon é mostrada, incluindo os processos antigos, onde cerca de 80% da produção era perdida com garrafas estourando.
Essa é a vista de Epernay, onde diversas outros grandes produtores de Champagne são localizados. Fica a 20 minutos de Reims.
Don Perignon foi um monge beneditino que desenvolveu o método champenoise que evitou a perda em larga escala da produção e que deu também nome ao primeiro champagne safrado. Na entrada da cave há uma estátua do monge.
A cave é rustica e ainda possui parte da produção usanddo os métodos antigos de elaboração.
Após o passeio a degustação de um Grand Vintage. Champagne vintage significa que ele foi preparado com as melhores uvas de um ano especialmente bom e por isso possui a safra de produção no rótulo. É por isso que não existem champagnes vintage todos os anos, além de que maioria dos champagnes é produzida com uvas de anos diferentes, até mesmo para que a bebida final não perca suas caracteristicas originais.
Garrafas de Don Perignon.
Essa é a lojinha.