Estava há bastante tempo querendo conhecer o restaurante de comida nordestina “Mocotó” aqui de São Paulo. A história do restaurante é incrível: o restaurante foi criado por José Oliveira de Almeida, que veio do nordeste aos 25 anos sem posses e muita esperança – Trabalhei na roça até a véspera da viagem e a única bagagem que trouxe foram duas camisas, uma calça e um par de calçados, minha mala era um saco e o cadeado era o nó. A viagem durou 8 dias, vim num ônibus caindo aos pedaços e cheguei aqui por sorte”. Até que depois de trabalhar em metalúrgica, fundição, decidiu abrir um pequeno negócio que fez um enorme sucesso pelo seu caldo de mocotó e produtos nordestinos. Depois de mais de 30 anos, o restaurante é um enorme sucesso e o filho do Sr. José, o chef Rodrigo Oliveira, é quem comanda atualmente. Desde os 13 anos de idade ajudando nos negócios do pai, desde lavando pratos até mesmo limpando banheiros, se dedicou a conhecer a fundo técnicas de gastronomia e culinária nordestina. 
Mas voltando ao assunto da minha ida ao Mocotó, já teria conhecido há muito tempo, não fosse os cerca de 30km de distância que me separam do restaurante. Até que no feriado aqui em sampa decidimos finalmente conhecer. Saímos de casa 12:30, horário relativamente cedo para os padrões de sampa. Chegamos lá as 13h e a foto acima já dá uma idéia da quantidade de pessoas na espera né? Mas depois de encarar essa distância não poderíamos desistir, até por que não saberia outro lugar nas redondezas para conhecer no lugar. Fomos em frente: a previsão era de 1 a 1 hora e meia de espera…

E na parede já pudemos ver a quantidade de reportagens e destaques ao restaurante (o chef Rodrigo Oliveira foi escolhido chef do ano pela revista Prazeres da Mesa).

Recebemos uma senha e com essa poderíamos pedir comidas e bebidas no bar ou do lado de fora. Como a espera seria longa e conseguimos um espacinho(super disputado) no balcão, decidimos não esperar e começar a comilança…

Eles possuem uma variedade enorme de frutas para caipis, além de um clube da cachaça. Mas como a volta seria longa, fomos de cerveja Coloradomesmo…

E as comidinhas… Ah, as comidinhas… Realmente deliciosas, vejam as fotos abaixo! O principal é que apesar da quantidade de gente e dos inúmeros pedidos, nada demora! Fomos servidos super rapidamente, e principalmente: MUITO bem atendidos! Desde a hora de estacionar o carro até a hora de sermos atendidos, uma recepção super gentil e afetuosa!
Depois de uma hora no balcão comendo essas delícias a nossa mesa ficou pronta. Mas mesa para que? Tudo estava tão bom, que nem lembrávamos mais de mesa. Acabamos sentando apenas para acabar a cerveja. Tudo sensacional, minha única dica é: se pensar em comer na mesa chegue BEM, BEM cedo…

Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100 – São Paulo – SP
Tel – 11-2951-3056