Desde que fiz o meu primeiro cruzeiro de rio, pelo Danúbio em 2018 (assista esse vídeo, caso não tenha assistido ainda) da Ama Waterways , venho sonhando com o próximo. Não apenas pelo fato de não balançar, mas principalmente pela comodidade de não perder tempo entre uma cidade e outra (fazendo malas, deslocamento, etc). Sem falar o cansaço.
Juntei essa vontade ao sonho que sempre tive de explorar um pouco mais o continente asiático (afinal o Japão era a minha única referência até hoje por lá). O roteiro no navio Amadara: saindo do Vietnã, da cidade de Ho Chi Min (antiga Saigon) e indo até o Camboja, desembarcando em Siem Reap.
Ao chegar ao Vietnam de fato entendi que havia feito a melhor escolha para esse tipo de viagem: o trânsito é caótico. As pessoas não respeitam o trânsito, buzinam o tempo todo e não param em faixas de pedestres. Fazer o roteiro por terra definitivamente não seria algo que iria me fazer desestressar. Muito pelo contrário. Além disso percebi que poucas pessoas por lá falam inglês (exceto nos hotéis, claro). A comunicação inicial foi bem complicada mas felizmente no dia seguinte eu embarcaria. Sugiro a todos que forem fazer o roteiro a chegar com um dia de antecedência. São ao menos 2 vôos (no meu caso foram 3 aeronaves diferentes) e atrasos ou perda de vôo podem vir a acontecer. Depois de cerca de 26 horas para chegar a última coisa que eu queria seria perder o navio.
Encontramos o grupo no dia seguinte em um hotel da cidade para despachar as malas e de lá pegar um ônibus até o porto que ficava a cerca de 2 horas de lá. Eram cerca de 100 passageiros, a grande maioria dos USA. Me surpreendi ao encontrar um casal de brasileiros de Goiania no mesmo ônibus que eu.
Chegando no navio, a mesma recepção calorosa que tive no Rio Danúbio: um almoço de boas vindas cheio de comidas típicas asiáticas (mas com diversas opções para aqueles que como o meu marido não gostam de ousar muito nos pratos), com vinhos (já incluídos no valor do pacote em todas as refeições do navio, incluindo espumante no café da manhã
Após o almoço, hora do check in. Nossas malas já estavam devidamente acomodadas nas cabines e fomos conhecer a nossa. E que cabine! Super espaçosa, com uma varanda com duas cadeiras perfeitas para meditar enquanto observamos a paisagem bucólica do rio Mekong. O navio então zarpou e começamos a de fato “viajar” não apenas com a paisagem como também com o por do sol, um dos mais bonitos que já tinha visto.
À noite, um show de música típica do Vietnam.
Seguido pelo jantar, mais uma vez com opções asiáticas e ocidentais, e o navio em movimento. Grande parte das mesas conta com 4 ou 6 lugares, pois a idéia é que os passageiros se conheçam e façam amizades. Os jantares não funcionam no serviço de buffet, mas a la carte. Escolhemos 4 pratos: entrada, 1o prato, prato principal e sobremesa, dentre as opções do dia.
Fui dormir cedo para poder acordar às 6h no dia seguinte e fazer aula de alongamento com o sol nascendo no deck do navio. Depois do por do sol do dia anterior, sabia que algo mágico me esperava. E foi de fato uma das experiências mais incríveis da minha vida, relaxar com o navio em movimento, a paisagem e o nascer do sol, com uma música de meditação ao fundo. Acordei cedo todos os demais dias para repetir a experiência. E mesmo durante o dia: Yoga, Tai Chi,… Inesquecível!
Continua em um próximo post!
Para Mais informações, acessem o site da Velle Representações.