Nesse feriado fui com o meu marido a um shopping um pouco distante da nossa casa. Muito legal, lojas incríveis, mas distante, daqueles que não voltarei todo final de semana. Comprei vários temperos e comidinhas por lá e na volta, enquanto seguíamos o GPS para não perder uma rua e chegarmos em casa, me vi pensando em como a tecnologia atualmente nos permite encurtar distâncias e irmos a lugares que antigamente demoraríamos muito, ou mesmo nunca conheceríamos. Lembro muito bem da época que eu era mais nova e tínhamos que consultar o Guia Rex ou mesmo sair perguntando a todos na rua (ponha mais 1 hora extra no trajeto) para chegar a um lugar desconhecido e distante. E dessa mesma forma pensei em como a internet também encurta distâncias e faz com que pessoas do norte a sul do Brasil e de muitos países – dos USA ao Japão – possam ser leitores assíduos do blog. É impressionante a quantidade de mensagens distantes geograficamente que recebo, mas que ao mesmo tempo me faz pensar em como estou de alguma forma bem perto dessas pessoas.

Ora, e por que tudo isso antes de entrar nos “finalmentes” da receita de hoje? Muito simples: o ingrediente principal do prato de hoje, o “alho-negro”,  cujo processo foi desenvolvido no nosso país pela Marisa Ono, do blog Delícia e que ficou muito conhecido no Brasil depois que o Alex Atala começou a utilizá-lo nos seus pratos, seria uma iguaria praticamente impossível de ser encontrada na grande maioria dos estados brasileiros Porém, graças à nossa querida internet, a receita que vou mostrar agora não será apenas um colírio para os olhos, mas completamente acessível a todos com apenas alguns cliques, pela loja online da Bombay. Dessa forma, não adianta chorar e reclamar: a internet é de fato uma grande amiga do mundo gourmet. A gastronomia agradece!

Mas voltando ao prato, o alho negro tem um sabor bem suave, bem diferente do alho tradicional e até adocicado. Por esse motivo, o molho da massa precisa ser bem suave para que o seu sabor sobressaia e não seja ofuscado por outros aromas. Esse prato ficou simplesmente MARAVILHOSO!!! De arrancar suspiros… Se você nunca provou, essa é a hora! E por favor, se fizerem depois me contem o que acharam ; ) , eu particularmente gosto até de comer essa delícia pura com torrada.

Ingredientes (para 2 pessoas)
Massa de sua preferência, cozida al dente com 1 dente de alho picado
7 dentes de alho negro (usei o que vem no azeite)
2/3 xícara de creme de leite fresco
1/3 xícara de sake
1/2 bandeja de shimeji
Salsinha
Raspas de limão siciliano
1 colher de chá de suco de limão siciliano
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
Separar 4 dentes de alhos e picar em pedacinhos bem pequenos, quase como triturado. Os outros 3 picar em pedaços um pouco maiores.
Em uma frigideira, colocar a manteiga e os shimejis. Acrescentar o sake, o creme de leite, salsinha e as raspas de limão (pode colocar mais 1 colher de chá de suco de limão para dar um gostinho extra – opcional). Deixar reduzir um pouco para o molho engrossar. Quando estiver quase pronto colocar o alho negro já picado (ele não deve cozinhar para não perder o sabor, por isso só colocar no final). Temperar com sal e pimenta do reino. Enjoy!