Semana passada meu amigo Freitas voltou de férias e deixou um presente na minha mesa do trabalho. Sua mãe, Suzana, um amor de pessoa e leitora do blog enviou um livro de receitas do Le Cordon Bleu delicioso. Cada receita mais maravilhosa que a outra e eu não via a hora de estrear e testar alguma receita. Aproveitei que tinha mexilhões e lulas no congelador r resolvi fazer a Marmite Dieppoise, que apesar de levar camarões e peixe na original, certamente ficaria deliciosa com os dois apenas. E não deu outra, o cheiro perfumou a casa inteira… Delicioso.
Sobre o nome do prato (retirado do livro): “Uma marmite é um tacho metálico ou de barro com tampa, tradicionalmente usado para fazer sopas e guisados. Esta sopa rica de peixe provém de Dieppe, na costa da Normandia, que é conhecida pelo excelente pescado. Os pratos de Dieppe incluem frequentemente mexilhão, camarões e cogumelos.” Apesar de ser definido como sopa e pelo livro a sugestão ser para servir com pão, também deu certo com arroz branco.
Ingredientes:
1 chalota francesa grande picada (usei cebola)
400 ml de vinho branco seco
Dill fresco
2 folhas de louro
300g de mexilhões limpos
3 lulas picadas em rodelas
3/4 xícara de cogumelos picados
2 colheres de sopa de nata ou double cream
salsa picada
Modo de fazer:
Ponha a cebola, o vinho, o dill, o louro as lulas e os mexilhões na panela. Quando levanta fervura tape e reduza a intensidade para cozinhar por 2-3 minutos, mexendo esporadicamente. Juntar os cogumelos e a nata, tempere com sal, pimenta e salsa. Enjoy!