A pesquisa foi grande!Não apenas com muita gente que já foi para o Japão, com pessoas que moram ou moraram por lá, como muita busca pelo Google. E a conclusão que cheguei é que nunca será perfeito já que a percepção de cada pessoa é diferente e o que agrada a uns não necessariamente será apreciado por outra.

A verdade é que sendo bastante imparcial, e comparando tudo o que fui nesses dois dias, cheguei a um roteiro de lugares que não se pode deixar de ir caso você tenha apenas dois dias por lá e alguns a serem considerados caso você tenha mais tempo…

Cheguei em Kyoto de trem bala, não se baseiem pelo google maps (levei um susto quando fiz uma simulação da distância!), de trem bala são só umas 2:30 e é muito mais vantajoso que ir de avião (considerem que de Tokyo até o aeroporto se leva cerca de 1 hora). Comprei o JR Rail Pass daqui do Brasil (falarei sobre isso em outro post).

Kyoto é o Japão antigo. Apesar de em Tokyo existirem templos e muita coisa ser preservada, Kyoto é repleto de templos por todos os lados. Tantos que é inviável pensar em conhecer todos. Se eu voltasse, não deixaria de conhecer (alguns desses eu pelo menos deixaria na lista de prioridades…):

1 – Kiyomizu-dera: Um dos mais importantes  e famosos de Kyoto. Está sendo reformado já que tem mais de mil anos.

2- Templo Yazaka – É um templo vermelho lindo! Tem uma área verde onde se contempla a floração das cerejeiras (como fui no outono não pude ver…). Ele fica perto do Kiyomizu-Dera, não é imperdível mas vale conhecer se tiver tempo. Tem mais de 1.300 anos!
3 – Templo Chion-in: é lindo mas caso o tempo esteja muito curto também poderia ser dispensável. Fica num espaço enorme e é budista, um dos mais populares no Japão. Tem uma escadaria enorme!
4 – Nijo Castle – Fica numa área enorme, e é uma dos 17 Monumentos Históricos de Kyoto, feito pela UNESCO. O castelo fecha às 16h, então é bom chegar mais cedo pois além dos jardins enormes, o tour por dentro do castelo também leva tempo… Grande parte delas são réplicas para que os originais possam ser melhor preservadas. (não tenho fotos das pinturas, pois dentro não se pode tirar fotos…)
5 – Ginkaku-ji – eu não perderia esse, muito mais pelo jardim do que pelo templo… Conhecido como the “Silver Pavilion”. Lindo, lindo, lindo… Esse foi um dos que tirei mais fotos, foi bem difícil resumir e escolher as que colocaria aqui!
Esse foi o meu roteiro do primeiro dia (tirando a parte que eu de fato teria retirado e não faria novamente…). Existe um caminho que se faz entre dois templos, chamado “Tetsugaku-no-michi”, que seria o “Caminho do Filósofo”. Quando as cerejeiras estiverem com flores deve ser lindo, mas fora isso não diz nada de mais. Caso tenha pouco tempo por lá como eu tive, não faria novamente… Afinal, são cerca de 30 minutos perdidos! A única foto que tirei do tal caminho foi essa abaixo, achei fofo 😉
Conto mais sobre Kyoto no próximo post…