A pesquisa foi grande!Não apenas com muita gente que já foi para o Japão, com pessoas que moram ou moraram por lá, como muita busca pelo Google. E a conclusão que cheguei é que nunca será perfeito já que a percepção de cada pessoa é diferente e o que agrada a uns não necessariamente será apreciado por outra.
A verdade é que sendo bastante imparcial, e comparando tudo o que fui nesses dois dias, cheguei a um roteiro de lugares que não se pode deixar de ir caso você tenha apenas dois dias por lá e alguns a serem considerados caso você tenha mais tempo…
Cheguei em Kyoto de trem bala, não se baseiem pelo google maps (levei um susto quando fiz uma simulação da distância!), de trem bala são só umas 2:30 e é muito mais vantajoso que ir de avião (considerem que de Tokyo até o aeroporto se leva cerca de 1 hora). Comprei o JR Rail Pass daqui do Brasil (falarei sobre isso em outro post).
Kyoto é o Japão antigo. Apesar de em Tokyo existirem templos e muita coisa ser preservada, Kyoto é repleto de templos por todos os lados. Tantos que é inviável pensar em conhecer todos. Se eu voltasse, não deixaria de conhecer (alguns desses eu pelo menos deixaria na lista de prioridades…):
1 – Kiyomizu-dera: Um dos mais importantes e famosos de Kyoto. Está sendo reformado já que tem mais de mil anos.