Vamos ao fim do suspense… Como comentei, resolver fazer um drink molecular na Festinha de Carnaval. Essa técnica de fazer esferas serve para diversos tipos de sucos e caldos diferentes. O mais importante na gastronomia molecular é usar a imaginação e testar. Falo testar por que como a acidez dos ingredientes varia bastante e estamos falando de reações químicas, o resultado acaba variando bastante também.
Nesse caso acabei usando vodka misturada ao suco já que queria fazer um drink. Não foi uma boa idéia pois a “bolha” ficou muito flúida e com isso estoura muito facilmente, precisa ser manuseada com muito cuidado. O ideal é fazer sem alcool, com algum tipo de suco ou creme mais consistente (o suco de manga puro por exemplo, desses de caixinha, é ideal para testar).
Já fiz uma vez com suco de tomates e criei uma caprese estilizada: a bolha de tomate, uma rodelinha de muzzarela de búfula e um pesto de manjericão. Como falei, o céu é o limite, vamos viajar e inventar sabores e maneiras de usar as tais bolhas. Será que com um creme mais fino de feijão não dá certo? A esfera fica com uma fina camada gelatinosa, como uma membrana e ao estourar na boca o seu interior é completamente líquido.
Como comentei nesse post AQUI, alguns itens são fundamentais para começar com o básico da gastronomia molecular. Também é importante ser bom de cálculos pois a proporção exata dos ingredientes é fundamental, então a calculadora é indispensável para as receitas (a não ser que queira fazer as contas no papel ou cabeça). Para as receitas não vou colocar apenas os ingredientes, mas os equipamentos que serão necessários para executar essas receitinhas (ou experimentos kkkk). Prontos para virar cientistas? Vamos lá!
Equipamentos necessários (para maiores detalhes sobre os equipamentos clique AQUI):
Balança de precisão
Mixer
Formas de gelo
Calculadora
Ingredientes (compro os ingredientes dessa loja online AQUI):
Suco de Manga
Vodka? (recomendo não usar…)
Alginato de sódio
Lactato ou Gluconato de cálcio
Não coloquei as quantidades propositalmente. Na gastronomia molecular trabalhamos com proporções exatas e para isso que usamos a calculadora.
Com o mixer, bater ligeiramente o suco com o lactato ou glucanato de cálcio (Nesse caso 2% do peso do suco. Basta pesar o suco na balança e ver quanto seria 2% desse peso. Por exemplo: para 100g de suco, usar 2g de glucanato e por aí vai). Colocar nas forminhas de gelo. Depois que estiver congelado, antes de retirar do freezer, bater com o mixer água com Alginato com a proporção de 0,5%, ou seja, para 100g de água, 0,5g de Alginato.
Retirar as formas do congelador e colocar as pedras de gelo nessa mistura, com cuidado para que uma não encoste na outra.
Com uma colher retirar a esfera e colocá-la num recipiente com água pura para “limpar”. E está pronto! Servir numa colher oriental. Enjoy!