Queria algo quente…. Quente não apenas na temperatura, mas também apimentado, picante, condimentado. O curry que comprei há um tempo no bairro da Liberdade saiu da gaveta e foi protagonista aqui (e como o tal potinho era picante!).

Claro que não podia faltar vinho com um prato como esse, o problema é que o excesso de especiarias do prato acaba apagando o vinho (e isso é lição número um em qualquer curso de harmonização, incluindo no que eu fiz há anos atrás na Associação Brasileira de Sommeliers ABS-RJ). Lá uma das coisas que mais me marcou foi a própria definição de harmonização. Nada mais é do que você ter um prato que vale “2” e um vinho que vale “2”. Harmonizar é combiná-los de uma tal forma que 2+2=5, sim saindo da lógica matemática e apenas valorizando a melhor combinação e valores extra que se ganha ao unir-se perfeitamente prato e bebida.
Mas paciência: vinho era fundamental para esse jantar, mesmo que não fosse o destaque. O tempero do prato quebrou qualquer nota/aroma que o vinho pudesse destacar. E mesmo assim, um jantar delicioso, porém onde 2+2=4.

Ingredientes:

250g de frango cortado em iscas
1 garrafinha de leite de coco
1 colher de sobremesa de curry
1/4 xícara de vinho branco
1 1/2 concha de caldo de frango
1/4 colher de chá de pimenta dedo de moça picadinha
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de manteiga
Salsinha picada
Sal a gosto

Modo de fazer:
Numa panela colocar a manteiga com a cebola e alho para refogar. Acrescentar o frango para “selar” e após já ter sido ligeiramente grelhado acrescentar o vinho. Em um recipiente a parte misturar uma parte do leite de coco com o curry e com a farinha, a outra parte acrescentar à panela com a salsinha, o caldo de frango e a pimenta. Juntar a mistura de curry à panela e cozinhar até engrossar um pouco. Servir com arroz branco.