Quando fui ao Rangocamp comentei nesse post sobre a farofa feita com pinhões MARAVILHOSA que a chef Paula Labaki fez no workshop. Como estava fotografando acabei não anotando a receita, mas a idéia de comer denovo uma farofa com pinhão não me saiu mais da cabeça. Decidi fazer em casa, à minha moda, e ficou deliciosa! Sevi com bifes de picannha, com o também MARAVILHOSO chutney de mangas do @mp_simples (blog em desenvolvimento, aguardamos ansiosamente) e alho assado com ervas.

Sobre o chutney: ganhei um potinho desse chutney que venho economizando pois é realmente fenomenal! Não acho a receita que o MP passou em lugar nenhum, mas quem sabe ele não quebre o galho e me mande denovo rs. De qualquer forma super recomendo, o twitter dele é @mp_simples , não sei se ele aceita encomendas, mas não custa tentar né?

Sobre o alho: o alho cozido perde a acidez e fica um acompanhamento perfeito para carnes. Fiz no forno, mas dá para fazer na churrasqueira também, em um espeto. Basta colocar o alho inteiro num papel alumínio, cortar o topo, regar com azeite e colocar as ervas de preferência. Usei tomilho e alecrim. Levar ao forno a 180C por cerca de 40 minutos.

O alho antes de ir ao forno:

Saindo do forno:

Para a farofa

Ingredientes:
3/4 xícara de pinhões sem cascas, assados na panela de pressão com água por 30 minutos. Assim que a panela começar a apitar, marcar os 30 minutos. Tirar a casca ccom os pinhões ainda quentes, pois facilita a retirada.
1/2 cebola picada
1 tomate sem caroço picado
1/4 de xícara de salsinha e cebolinha picados
Farofa de Milho
Azeite de oliva
3 Colheres de sopa de manteiga
Pimenta dedo de moça bem picadinha a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Derreter a manteiga com a cebola. Acrescentar os tomates e os pinhões. Colocar a farofa em seguida e mexer para misturar todos os ingredientes. Acrescentar a salsinha, sal, pimentas e azeite para dar uma umedecida em toda farofa. Enjoy!