Fui convidada mais uma vez a participar de um jantar harmonizado na Viver Casa & Gourmet, pela Fit Vinhos, distribuidora de marcas brasileiras como Dom Laurindo, Lídio Carraro, Peruzzo e vários outros. O outro evento que participei você pode encontrar AQUI. Novamente Álvaro Cézar Galvão, enólogo e redator do blog Divino Guia fez a palestra e falou sobre a harmonização dos pratos. A minha dúvida foi sobre a uva destaque no Brasil, já que sempre pensamos em Malbec para Argentina, Carmenére para o Chile, Tempranillo para Espanha. Ele explicou que atualmente com o desenvolvimento tecnológico não podemos considerar apenas uma a melhor de determinada região, mas que no Vale dos vinhedo, a sigla DO para Chardonay (brancos) e Merlot (tintos) são como uma grande chance de acerto.

A Chef da casa, Ana Maria Chapela Costa mais uma vez preparou os pratos.

E esse foi o menu:

Fomos recebidos com um espumante Peruzzo Extra-Brut, com ausência total de açucares, ideal para entradas, peixes e mariscos ou mesmo culinária japonesa. Lembro pelos meus cursos na ABS que comida japonesa é difícil de harmonizar devido ao shoyo que é bastante salgado. Por isso, o espumante é uma solução quando se deseja fugir do sakê. Eu que adoro borbulhas, deliciei-me!

De entrada, uma saladinha com croutons e nozes, servida com molho de iogurte. Para acompahar um Chardonnay Laurentia 2009, na temperatura ideal. Chardonnay é sem dúvidas minha uva preferida para branco, o vinho estava muito bom!

Como prato principal, filet mignon suíno na manteiga, com molho de cogumelos servido com arroz branco. Para harmonizar um Peruzzo Cabernet Sauvignon 2007, vermelho rubi intenso. Confesso que não muito adepta a carne de porco, mas gostei tanto e achei tão macia que já estou pensando em fazer aqui em casa.

De sobremesa, salada de frutas com sorvete de baunilha, servido com um espumante moscatel. Por ser um espumante doce, é ideal para servir com sobremesas.