Já deu para sentir que eu AMO azeite né? Pois é, pois isso amei quando fui chamada para esse evento no novo restaurante “Tasca da Esquina” – Jardins, São Paulo. O restaurante é uma filial do original de Portugal, e lá fica realmente numa esquina. O chef explicou que o fato de ser na esquina de Portugal foi uma mera coincidência: depois de trabalhar por mais de 20 anos com restaurantes super sofisticados, ele decidiu criar um ambiente despretencioso e ao mesmo tempo DELICIOSO, por isso o nome “da esquina”! Vale ressaltar que o Vitor Sobral é dos chefs mais famosos de Portugal e já escreveu 15 livros de receita!
E sabem qual foi a maior coincidência? Um dia antes da tal aula fui jantar nesse mesmo restaurante para comemorar o aniversário da Lea, aquela tia do meu marido que tem um super bom gosto (e que vai me ensinar umas receitinhas que em breve estarão aqui pelo blog! YES!). Por isso posso dizer que já esperava bastante dessa aula, depois de tantas delícias que provei por lá!
O chef preparou dois pratos: Bacalhau ao Braz e Bacalhau de Natal. E foi super didático, até desenhouum bacalhau para entendermos os cortes.

E claro que também tivemos degustação de azeites! Deliciosos!

O chef explicou coisas básicas, mas que não podem ser esquecidas no preparo do bacalhau. Seguem as dicas para preparar o bacalhau:

  • O bacalhau deve dessalgar a uma temperatura em torno de 8°C, por 3 dias. Nunca deixar em temperatura ambiente, o ideal é a geladeira
  • Nunca comprar bacalhau já desfiado. O desfiado em casa é muito mai saboroso
  • O bacalhau muito branquinho não é bom pois a cura foi feita muito rapidamente
  • É “criminoso” cozinhar bacalhau sem pele e espinhas pois esses dão um sabor especial ao peixe
  • Azeites de azeitonas maduras são os melhores para finalização de pratos

E finalmente, depois de muito salivar, os pratos ficaram prontos… Em breve repetirei em casa e coloco as receitas aqui no blog. E como se diz em Portugal: “Aqui está!”

  • Bacalhau ao Braz
  • Bacalhau de Natal

E para finalizar o creme de arroz doce que eu havia provado na noite anterior (e que meu marido comeu 5!!!). O chef disse que iria me passar a receita por e-mail e estou aguardando ansiosamente!

Abaixo alguns pratos do jantar de ontem, que como falei fui para comemorar o aniversário da tia do meu marido, para conhecerem um pouco mais desse restaurante delicioso (fotos tiradas com celular, favor não reparar…):

  • Polvo com arroz de tomates
  • Filet com um molho delicioso a base de ovos
  • E o prato que eu pedi: Lombinho com molho de queijo da serra (comentei sobre o queijo nesse post AQUI) e batatinhas
Tasca da Esquina
Alameda Itu 225 – Jardins
São Paulo – 11-3262-0033