Sempre, sempre, sempre me pedem dicas de restaurantes em viagens, basicamente por que eu também viajo muito a trabalho. Quem me acompanha pelo instagram (me sigam!) sabe o que estou falando, eu não paro. Na minha última ida à Argentina conheci dois restaurantes que merecem total destaque aqui no blog, não deixem de ir quando estiverem por lá, são realmente especiais e tiram aquele rótulo de que Argentina só tem parrila e carne.
Minha primeira dica é o Tarquino. Esse virou meu restaurante favorito por lá! (antes era o Chila, não deixem de conhecer também!)
O Tarquino é de um chef que trabalhou no El Buli. Ele tem a pegada molecular mas garanto que é totalmente contemporâneo. Fui no menu degustação, mas eles possuem uma “Sequencia da Vaca” que é como um menu degustação de diversas partes da vaca que foi super bem recomendado, na minha próxima ida a BA pedirei esse.
A tal pizza que estava no menu me surpreendeu muito. Nunca imaginei que viria isso, uma taça de martini com uma casquinha congelada de cebola (no nitrogênio liquido) e por dentro uma espuma quente de parmesão com tomate. Algo sensacional, vocês não imaginam o contraste do quente com o gelado na boca, bem como as diferentes texturas. Fenomenal… (vejam o vídeo no Instagram yeswecook, acabei esquecendo de tirar foto, vale a pena conferir por lá!)
A sequencia foi toda deliciosa… As fotos dizem tudo. O restaurante não é barato, mas é uma experiência. Garanto que ficará marcado na sua viagem… Abaixo, alguns dos pratos: carne absurdamente perfeita (devia ter tirado a foto dela partida…) com chimichurri em pó, tapenade de algas, purê de alho. (aplausos)
Tartar de ostras
Minha outra dica é o restaurante Aramburu. Eles possuem alguns restaurantes por lá, mas estou falando do principal deles. A hist[oria com esse foi interessante, não dava para ver que estava aceso e as portas estavam fechadas. Fui embora, achei que não estivessem funcionando e fui tentar ir no Tegui (sem reserva…) e claro que estava lotado! Daí decidi arriscar e voltei ao Aramburu na esperança de estar aberto, só que continuava “fechado”. Decidi tocar a campainha e não é que veio uma pessoa super simpática abrir a porta? Mesas disponíveis, acho que muitos podem ter caído na mesma pegadinha que eu hahaha
E olha o que me esperava:
Eles funcionam com menu degustação apenas também, foram diversas surpresas… Esse prato abaixo é codorna, e o que parece uma azeitona é um ovo de codorna tingido…
Carne perfeita… Afinal, estamos na Argentina
E uma sequência de pratos lindos. Mas não só lindos, deliciosos!
Esse aqui embaixo é uma burrata oca que vc fura com o garfo e está cheio de ar dentro… (com o queijo no fundo pelo menos né? hahaha)
Essa foi apenas uma parte, o menu tem uns 10 pratos, não é barato mas vale muito a pena! Outro que marcaria a viagem… Depois me contem 😉
Tarquino
Rodríguez Pena 1967, Buenos Aires
Telefone: (54) 11 6091-2160
Aramburu
Salta 1050
Telefone: (54) 11 4305-0439