Há umas semanas fui para Bogotá, e essa semana voltei mais uma vez por lá e não podia deixar de conhecer um pouco da gastronomia local. Como foi a minha primeira vez no país acabei explorando opções com pouca chance de erro. Dos que conheci por lá, que estão na lista dos 50 melhores da América Latina, certamente o que mais me surpreendeu foi o “El Cielo“. Apesar de ter tido uma enorme surpresa na minha primeira ida ao restaurante, a segunda deixou um pouco a desejar: os pontos dos pratos que estavam estupendamente perfeitos na minha primeira ida falharam na segunda e o serviço que foi IMPECAVEL na primeira deixou um pouco a desejar na segunda, então desejo sorte. E mesmo que não saia perfeito, continua sendo um MUST GO na cidade, imperdível.
Os menus “endêmicos” que viraram moda há um tempo e que encontramos em diversos países tornaram-se uma maneira diferente de conhecer melhor a cultura e gastronomia loca, viajando não apenas nos sabores, mas principalmente nos sentidos. E nesse restaurante a intenção é justamente explorar todos esses sentidos.
Minha dica número 2, com um serviço IMPECÁVEL tem extremismo de formalidade, ingredientes locais, ambiente super aconchegante e boa comida: Leo Cocina y Cava. Fiz questão de conhecer a chef depois do jantar, Leonor Espinoza.
Fui ao Criterion, que também está na lista, e ao que me pareceu possui chefs bem carismáticos e conhecidos no país. Os ingredientes são sofisticados: caviar, kobe, muitos frutos do mar, tudo muito correto e gostoso, com um ambiente nem tão contemporâneo. Apesar disso, não me surpreendeu tanto assim como os dois primeiro que falei… A grande sensação do lugar é a sobremesa que montam na própria mesa, seguindo o mesmo conceito criado no Alinea (USA).
Já no Harry Sasson, eles misturam várias culinárias em pratos bastante corretos, com toques asiáticos inclusive. O que mais surpreende é o lugar, uma casa bastante arborizada – e fica lotado! Uma opção mais descontraída.
Já o Andres Carne de Res também é uma boa opção, apesar de eu não ter tido muita sorte por lá com o ponto da carne que veio bem errado por duas vezes… O ambiente é super rústico, aconchegante, serviço bastante atencioso e comida bem temperada. Como o nome já diz, o ponto alto do restaurante são as carnes.