Esse é o terceiro capítulo dos meus posts sobre culinária oriental. Sei que o céu é o limite e que eu poderia criar um blog inteiro só para explorar essa cultura, mas o meu foco é apenas nos pratos mais fáceis tradicionais mesmo. Até por que, como já tinha comentado, não sou expert, apenas uma curiosa que gosta de ter um toque homemade no seu “combinado” de vez em quando kkkk

Essa receita veio da minha tia Sandra, que postou dia desses uma foto do seu sunomono feito em casa. Foto LINDA por sinal! E corri p/ pegar o passo a passo já que sou daquelas que AMAM um sunomono em restaurante japonês. Sabe que até em rodízio, onde geralmente a gente guarda espaço para peixes e mais peixes, eu sempre peço para vir a tal saladinha de pepino oriental. Pois é, para quem não conhece, sunomono nada mais é do que pepinos em rodelas e em conserva de vinagre de arroz. Tem um leve toque agridoce e é servido geralmente com kani ou polvo (ou os dois) e um pouco de gergelim.

A receita leva no mínimo 3 dias para ficar pronta, pois o pepino precisa ficar no vinagre para pegar a consistência que desejamos. Então se quiser fazer para servir “naquela” data especial ou para alguma visita que vai chegar, comece alguns dias antes! E é até melhor pois te libera de mais trabalho no dia rs. Depois me conta se não fica uma delícia!

Recomendo usar uma mandolina para cortar o pepino, além das fatias ficarem mais uniformes é muito mais rápido e prático. Só cuidado com os dedos, por favor!!! ; )

 

Ingredientes:

6 pepinos japoneses (usei do baby, que tem o tamaho de um dedo cada)

2/3 de garrafa de vinagre de arroz (só serve esse, o outro é muito ácido…)

2 xícaras de açucar

1/2 colher de chá de sal

1 pitada de ajinomoto

Gergelim branco e preto Kenko para finalizar

Kani Kama para finalizar

 Modo de fazer:

Cortar os pepinos em rodelinhas finas e deixar de molho na água enquanto vai fatiando para não escurecer. Reservar. Colocar em uma panela o vinagre, o açucar, sal e ajinomoto. Misturar bem e levar ao fogo mexendo bem para dissolver o açucar. Não deixar ferver, é apenas para que o açucar seja dissolvido.

Levar o pepino com água ao fogo até começar a ferver.

Retirar do fogo e desprezar essa água e deixar esfriar. Quando o pepino e a mistura de vinagre já estiverem esfriado, misturar os dois. Deixar em um pote fechado na geladeira por no mínimo 3 dias antes de consumir. Servir com kani kama e gergelim branco e preto por cima. Enjoy!