Dando continuidade à nossa série sobre culinária oriental, e claro, sempre lembrando que não sou sushi-woman, mas que apenas por curiosidade acabei aprendendo a fazer. Makimonos são aqueles enroladinhos com folha de alga e arroz japonês, com mais algum tipo de recheio no meio (como os da foto).

Como a principal receita nesse caso é preparar o arroz japonês, que eu ensinei AQUI, vou passar apenas o passo a passo para montar os makimonos.

Ingredientes:

Folha de alga – antigamente era bem difícil encontrar e era necessário ir até lojas especializadas em produtos orientais para conseguir. Hoje em dia grande parte dos supermercados já tem uma área só de produtos orientais e é muito mais fácil de encontrar. Vem num pacote como o da foto abaixo, usei o da marca Kenko:

– Arroz para sushi

– Recheios de sua preferência

– Gergelim

Para usar a folha, dobre-a na metade e com uma faca amolada ou uma tesoura, corte-a em dois pedaços iguais. Você só vai usar um por vez.

Pegue uma esteira para enrolar makimonos (alguns supermercados vendem, caso você não possua como eu, improvise! Eu usei um jogo americano – esse da foto kkk) e cubra com plástico filme. Isso é mais higiênico e evita que fique tudo grudado entre um preparo e outro.

É importante fazer a montagem do makimono na ponta da esteira para que seja bem enrolado. Você pode colocar o arroz em contado com o plástico e a alga por cima, ou então ao contrário: primeiro a alga e depois o arroz. No caso da foto coloquei o arroz por baixo (antes de manusear o arroz japonês é preciso molhas as mãos com água para não grudar e fazer uma lambança). Nesses casos é recomendado utilizar gergelim de duas cores para dar um toque na apresentação. O gergelim deve estar espalhado no plástico antes de se colocar o arroz.

Na foto, usei kani-kama e pedacinhos de pepino (o certo seria ter colocado fatias finas de manga também, para fazer um califórnia, mas o supermercado me enviou mangas verdes no delivery e acabei fazendo sem manga mesmo). Não tem mistério, é só fazer como mostra a foto acima e enrolar, como abaixo, fazendo uma leve pressão para ficar firme:

Depois é só cortar o rolinho em vários pedaços, para ficar como na primeira foto desse post. É importante usar uma faca bem amolada. Para decorar usei gengibre em conserva, isso é vendido em potes de vidro no supermercado também. Abaixo os produtos que usei (o vinagre de arroz apesar de aparecer na foto foi usado apenas no preparo do arroz).