E claro que numa viagem gastronômica pela Italia não pode faltar Bologna. Pela comida, claro, já que quando comparamos a cidade em si com as inúmeras pequenas vilas que passamos pela Toscana, Bologna não chega a surpreender… Apesar de ser pequena (principalmente para uma moradora de sampa rs) tem ares de cidade grande com grandes lojas e marcas espalhadas. Chegamos até a pensar: “Perdemos um dia de Toscana para estarmos aqui…” Mas QUEBRAMOS A CARA! Depois da primeira refeição em um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o “Il Papaggallo” que existe desde 1919 em um prédio de 1300, a nossa visão sobre a cidade mudoucompletamente.

O restaurante é daqueles super tradicionais, com garçons que parecem servir há décadas por lá e fotos nas paredes de diversas celebridades (todas autografadas ao Papaggallo!!!) que passaram por lá (incluindo reis, princesas, e artistas como Sophia Loren – que eu reconheci na foto, Rá! – e equivalentes…). Será que vocês localizam na foto abaixo? Essa era apenas uma das muitas paredes com fotos autografadas de lá…

Apesar de toda essa pompa, o preço não é nada equiparado, muito pelo contrário, tudo muito justo! E essa é a vantagem desse tipo de viagem pelo interior: restaurantes fantásticos a preços também fantásticos. Conheci uma entrada, que acabei pedindo em muitos restaurantes na Itália. Sempre que encontrava no cardápio era a pedida: uma salada morna de polvo, diferente de todas as maneiras de preparo que já provei. Simplismentedivino e nesse restaurante não podia ser diferente, foi essa a minha pedida (perfeita por sinal)

E vocês tem uma chance para tentar adivinhar o primeiro prato que precisava provar por lá….

Massa a bolonhesa, claro! Servida com o Parmigiano-reggianno ralado na hora por cima. E posso garantir: fica longe de qualquer um que já tinha comido na vida, é realmente fenomenal e ainda por cima com uma massa fresca feita na própria casa! Não tem aquela cor vermelha tradicional do tomate, pois o que predomina nesse molho é a própria carne. Se quiserem mais detalhes sobre o restaurante é só entrar no site deles AQUI. Sei que é feio, que foge aos princípios da boa educação raspar o prato, mas como ninguém viu….

Saímos de lá super satisfeitos, com a dica de conhecer o melhor sorvete da cidade: Gelateria Stefino (Via Galiera 49). Quando estávamos chegando perto já percebemos que algo diferente estava no ar, muitas e muitas pessoas andando com um copinho de sorvete na mão. Apesar das muitas dorveterias que passamos no caminho, essa era a que estava lotada. E realmente se justifica: o sorvete é maravilhoso e só fica atrás do de San Gimignano que falei AQUI. Ambos divinos e imperdíveis, só que dessa infelizmente não deu tempo de tirar foto do sorvete…

Para o jantar estávamos um pouco céticos: depois da experiência fora de série do almoço seria dificil algo superar no sabor. Fomos no Ristorante Cesarina que pelas indicações que recebi seria um dos melhores de Bologna.

E era! DIVINO! Sensacionale como disse, por ser uma cidade no interior, os preços também super justos. E difícil dizer qual dos dois foi o melhor… E a entrada para variar seria a salada morna, como não havia só de polvos, fomos na de frutos do mar, perfeita e super fresca como sempre!

E por lá que pedi um festival de alcachofras, com elas preparadas de todos os tipos, inclusive frita (que não só nunca tinha provado como também nunca tinha visto dessa maneira).

Como já havíamos pedido a bolognese no almoço, continuamos em massas, mas dessa vez fomos de “sinfonia” com uma combinação de três tipos diferentes, incluindo a lasanha a bolonhesa que foi sem dúvida alguma a melhor que já comi até hoje (desculpem as avós, mas nesse quesito os italianos reinam de fato!)! As outras duas versões eram: aspargos com presunto de parma; e linguiça. E claro: tudo com o Parmigiano-reggianno  raladona hora por cima.

Foi muito difícil fazer esse post e relembrar (e sonhar) com todas essas maravilhas da culinária italiana. Depois de toda essa orgia gastronomica, só tenho uma coisa a dizer: Bologna é IMPERDÍVEL para quem ama boa culinária italiana!