Outro dia, durante a fase final da gestação, aquela fase que nem dá para levantar direito com o peso da barriga, vi um post da querida Rachel Azevedo, do blog Na Biroskinha, com um bolo de tapioca de tirar o sono. Além de eu amar tudo feito com esse ingrediente brasileiríssimo, a fase de desejos pela gravidez foi somada a isso e apesar de eu estar no período sabático tive que ir para a cozinha (já que a imagem do tal bolo não parava de martelar na minha cabeça).

O resultado foi um bolo maravilhoso (que acabei acrescentando uma cobertura de cocada mole de leite condensado). Claro que não durou muito aqui em casa, o marido também é fã!
E depois disso ainda fiz mais uma vez: dia 18 de março é dia de comemoração dupla aqui em casa já que eu e meu marido comemoramos no mesmo dia. Como a baby tinha chegado há poucos dias, não deu para sair e comemorar, então esse bolinho mais uma vez deu o ar da graça, afinal além de ser tão gostoso é também super simples de fazer. Ah, apenas uma dica: ele leva algumas horas para ficar pronto já que precisa ficar de molho por um bom tempo e o cozimento também é lento. Então não fazer se estiver com pressa rsrs. SENSACIONAL!

Ingredientes:

Para o bolo: 

2 xícaras de tapioca
2 xícaras de açúcar
4 ovos
4 xícaras de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
1 pacote de coco ralado de 50g
1 tablete de margarina (100g)

Para a cobertura:

1 lata de leite condensado
2/3 lata (usar a mesma do leite condensado) de leite
2 1/2 colheres de sopa de coco ralado
1/2 colher de sopa de manteiga


Modo de Preparo:

Colocar a tapioca e o açúcar (não esquecer do açucar pois eu esqueci e só entrou depois rsrs) de molho no leite e deixar descansar por no mínimo duas horas. A tapioca irá “chupar” o leite, inflando de tamanho. Acrescentar a margarina derretida (ou em temperatura ambiente) e os ovos (um de cada vez), mexendo sempre após cada adição. A seguir, misturar o leite de coco e, por último, o coco ralado. Despejar em um tabuleiro untado e enfarinhado. Leve ao forno moderado por 50 minutos ou até ficar levemente dourado (no meu caso, acabou levando mais do que isso já que estava com fogo baixo). Enjoy!