Quem me segue há um tempo sabe que eu cozinho desde que sou criança. Comecei com um pequeno livro de receitas escrito a cantar (que foi passado a limpo algumas vezes quando eu ia ficando mais velha). Esse bolo que vou ensinar hoje é uma dessas receitas que eu sempre fazia, todos adoravam. É exatamente o meu tipo de sobremesa por não ser muito doce (sem perder a ternura hahaha). O doce e o molhadinho do bolo fica por conta do fondant que colocamos no final, mas quem quiser pular essa parte claro que pode para ficar menos calórico.

A receita é exatamente a mesma que eu fazia, porém esse anos quis me ajudar não apenas a fazer mas também a decorar e pegou sua caixinha de confeitos para cupcakes para a finalização. Depois me falem o que acharam…

Ingredientes: 

3 maçãs sem casca picadas em cubinhos pequenos

1 xícara de açucar

3 ovos

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 xícara de aveia em flocos

1/2 xícara de uvas passa (opcional, como aqui em casa não faz sucesso acabei fazendo sem)

1 colher de chá de canela em pó

150g de manteiga

1 colher de sopa de fermento químico em pó

 

Para o Fondant: 

Açúcar de confeiteiro*

Leite*

Limão*

A quantidade depende de gosto, caso queira mais ralo ou mais consistente e se deseja realçar ou não o gosto do limão. Dessa vez fiz sem limão.

Modo de Fazer: 

Bater a manteiga, o açúcar e os ovos na batedeira até ficar bem homogêneo. Acrescentar a farinha de trigo aos poucos e logo em seguida o fermento. Em seguida a canela e a aveia. Bater para que tudo seja bem incorporado à massa.

Fora da batedeira, misturar suavemente as maçãs e as passas com o auxílio de uma espátula.

Untar a forma com manteiga e farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180C por cerca de 30-40 minutos (o tempo vai depender de cada forno)

Deixar esfriar para desenformar e cobrir com o fondant (faço alguns furinhos com um palito para que o fondant entre melhor).