Já coloquei umas receitinhas que saíram do meu livrinho de receitas de criança por aqui. Acho que com o meu espírito maternal aflorando fico cada vez mais tendenciosa a fazer essas receitas e a lembrar de como eu me divertia fazendo as primeiras experiências na cozinha… Lembro bem como eu fazia: lápis e papel na mão (na época não havia internet para poder anotar a receita com calma depois do programa) e atenção total à televisão para tentar colocar em prática alguns pratos que me faziam sonhar com a existência de um aparelho que transmitisse cheiros… Claro que nem sempre dava tempo de anotar o que aparecia pela frente, e ficava aquela frustração de ter perdido a receita.
Esse bolo veio desses programas, não me perguntem qual pois realmente não lembro… Fazia esse bolo sempre, ele é super consistente por levar aveia e por outro lado fica molhadinho pelo fondant que coloca-se no final. Procuro sempre deixar o fondant numa consistência mais líquida para que de fato penetre por igual e não apenas na casca. Garanto: é sucesso garantido!
Ingredientes:
3 maçãs grandes sem casca picadas em cubinhos
1 xícara de chá de aveia em flocos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
3 ovos
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de açucar
1 colher de sopa de fermento em pó
150g de manteiga
Para o fondant, misturar em um pote:
2/3 xícara de açucar de confeiteiro
Leite (o suficiente para fazer uma mistura mais fina, que penetre no bolo)
Modo de Fazer:
Pré-aquecer o forno a 180C. Na batedeira, bater a manteiga com o açucar e os ovos. Acrescentar a farinha aos poucos e continuar batendo. Em seguida a aveia, a canela e por último o fermento, reduzindo a velocidade. Retirar a travessa da batedeira e com uma espátula misturar as maçãs delicadamente para que sejam incorporadas à massa. Untar uma forma redonda com furo no meio e cobrir com a massa. Levar ao forno por cerca de 35 minutos (ir controlando o ponto com um palito). Assim que desenformar o bolo, fazer furinhos com um palito e cobrir copm o fondant (com o bolo ainda quente).