Essa é mais uma receita típica da Suiça e na minha opinião uma das melhores maneiras de se preparar uma batata (ok, vamos deixar de lado o quesito calorias). Combina com vários pratos, mas vai bem principalmente com carnes. Já vi vários restaurantes especializados, com recheios variados, desde queijo até strogonoff. Isso vai de acordo com a imaginação. Eu particularmente acho essa receita básica, sem recheio nenhum, a mais gostosa, servida como acompanhamento, não como prato principal. En Guete!

(En Guete! = expressão usada na Suiça alemã e quer dizer “Bom apetite!”. É falado antes de todas as refeições e foi das poucas palavras que aprendi por lá)

Ingredientes (para 2 pessoas):
2 batatas médias
50g de bacon em cubinhos
óleo para fritar
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:
Assar as batatas em água fervendo por 15 minutos (não é para cozinhar totalmente). Deixar as batatas esfriarem e colocá-las no congelador por cerca de 60 minutos para gelar (isso serve para que na hora de ralar elas não virem pure). Tirar as batatas, descascar e ralar. Colocar o bacon para dourar na frigideira. Quando estiver torradinho, colocar mais um pouco de óleo e deixar esquentar. Quando o óleo estiver quente colocar a batata ralada, teperando com sal e pimenta. Mexer de tempos em tempos para dourar e depois de cerca de 5 minutos acomodar a batata na frigideira sem mexer mais, colocando uma tampa por cima. Depois de mais 5 minutos está pronto. Colocar o prato em cima da frigideira e virar.