Parece simples (e é!), mas até mesmo um dos mais tradicionais pratos de dia-a-dia podem ganhar um toque de sofisticação e surpreender, simplesmente pois o básico não precisa ser básico. Aqui no Brasil o nome se “abrasileirou” e virou estrogonofe, mas independente do nome, é um prato certeiro: poucas pessoas não gostam. E sim, seguindo o nome russo se escreve ESTROGANOFF com A mesmo.
Tenho muitas amigas recém casadas que vivem pedindo receitas e dicas de pratos para o dia-a-dia e resolvi começar com essa. A minha receita leva creme de leite fresco ao invés do tradicional de caixinha, não leva extrato de tomate como vemos por aí e sim tomate pelati, cachaça (algumas receitas que conheço levam conhaque, mas acho que a cachaça substitui perfeitamente) e tomilho. Usei cogumelos em conserva mas certamente o natural fica até melhor.
O meu marido ADORA e literalmente raspa a panela, a receita é sensacional e ótima para guardar para o dia a dia.
Ingredientes (para 2 pessoas):
350g de Alcátara cortada em cubinhos
1/2 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de tomate pelati
40 ml de cachaça
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola picada
1/3 xícara de cogumelos (em conserva ou naturais)
1 colher de chá de maisena
Tomilho fresco (apenas as folhas)
Tabasco, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Numa panela derreter a manteira com o alho e cebola. Acrescentar a carne para selar um pouco e em seguida a cachaça. Para flambar é super simples: basta inclinar com cuidado a panela com cuidado até que a bebida encoste no fogo. Assim que encostar o fogo acende e é só esperar apagar sozinho mesmo. Assim que apagar, acrescentar o tomate, os cogumelos, o tomilho, o creme de leite misturado à maisena, sal, pimenta e tabasco. Cozinhar um pouco e está pronto! Depois me digam se não é divino?