Vou ser sincera, por mais que eu sempre tenha feito os mais diversos cursos gourmet sempre tive uma enorme dificuldade em fazer um arroz soltinho. Sempre gostei de fazer pratos diferentes e o usual acabava esquecido. Quando tentei pela primeira vez, há vários anos atrás, (preciso contar as catástrofes da cozinha também né?), como estava acostumada a fazer risotos, fiquei mexendo o tempo inteiro e acabou uma papa. Outra vez que fiz, coloquei óleo demais para ficar soltinho, não esperei secar e papa denovo. Até que resolvi parar de me preocupar tanto com a panela e finalmente o resultado perfeito foi alcançado: fim do mistério. Acabei descobrindo que o segredo do arroz soltinho é dar liberdade a ele e esperar o tempo certo. Algo importante que aprendi é que a água deve estar fervendo ao ser colocada na panela. E fica delicioso!
Ingredientes:
1 xícara de arroz
2 xícaras de água
1 dente de álho picado
1/2 cebola bem picadinha
1 fio de óleo (cerca de 2 colheres de chá)
OBS: já testei o Knorr “Meu Arroz” no lugar do alho/cebola e dá um resultado muito bom também
-
A primeira coisa a ser fazer é lavar o arroz. Colocá-lo em um escorrecor e levá-lo para baixo da torneira até ele dar uma clareada;
-
Em seguida, em uma panela, colocar o óleo com alho e cebola;
-
Depois que a cebola tiver clareado, colocar o arroz lavado na panela e mexer bastante para que fique uma mistura homogênea, como abaixo:
- Acrescentar a água fervendo e deixar semi-tampado em fogo médio por 10 minutos
- Depois desse tempo, reduzir a fogo baixo por mais 5 minutos ou até que a água tenha secado
-
E está pronto! Enjoy!