Semana passada participei de uma super aula de culinária. Falo SUPER aula pois era uma aula preparada com queijos deliciosos e por um super chef, expert em culinária italiana, Bruno Stippe. O Bruno é um presidente da Federação Italiana de chefs no Brasil, sendo também formado em gastronomia na Itália. Ou seja: muitas e muitas dicas de gastronomia dessa região que tanto gosto e cujas receitas sempre estão por aqui.
Os queijos utilizados para as receitas foram o creme de ricota, mascarpone e queijo da Serra (sim, a Balkis criou uma versão brasileira para o famoso queijo português). E o menu foi o seguinte:

  • Entrada: Cannolini de creme de ricota com alicela em alface e presunto cru

  • Primeiro prato: Ravioli de ricota e alice ao molho de mascarpone com vinho e morangos
  • Segundo prato: Bolsinhas de frango com Serra da Balkis ao molho de vinho branco

E o chef com sua criação….

Para quem não conhece, o “queijo da serra da estrela” (de Portugal, feito na Serra da Estrela) é feito com leite de ovelha e super cremoso, quase que um requeijão e fica armazenado na própria casca do queijo. Tem um sabor marcante e falo por experiência própria que é de comer de joelhos e é considerado o melhor queijo de Portugal. Adorei a idéia da fabricação nacional pois o queijo é também delicioso! O preço não é dos mais convidativos (mesmo em Portugal): o de tamanho médio está sendo vendido na faixa de R$ 40,00 a R$ 50,00. Mas são daqueles luxos que de vez em quando valem a pena. E esse queijo foi meu jantar de sábado à noite: queijo da serra Balkis, com torradinhas, pastinhas e um bom vinho… Delicioso!