Eu amooooo fromage. E para quem não conhece a palavra, é nada mais do que queijo em francês. E tive que falar em francês pois a nova campanha da França no Brasil é: “queijo não, fromage sim”, pois além de a França ser o país do queijo não se pode produzir nada similar em nenhum lugar do mundo… E já explico por que!
Essa semana fui convidada a participar de uma aula no centro gastronômico do chef Laurant Suaudeau (eu não conhecia, é o máximo! Se quiser mais detalhes sobre as aulas de lá, é só olhar no site AQUI). Vejam só se não faz a gente se sentir na França logo na entrada??
E lá, muitos, muitos queijos franceses nos esperavam!
E claro, com queijos sensacionais não poderiam faltar vinhos sensacionais, que como bem foi definido no evento, fazem parte da santíssima trindade gastronômica: pães, queijos e vinhos!
Aprendi muitas coisas sobre os queijos franceses, super interessantes por sinal:
- São 24 comunas (como estados) e cada um deles produz algum queijo típico. Regiões com características diferentes de solo, vento, planalto, e terroir em geral, produzem queijos diferentes consequentemente
- Justamente por isso os queijos franceses são tão difíceis de serem copiados (para não dizer impossível): não se terá as mesmas características para alimentar o gado em lugar nenhum do mundo.
- São 38 espécies de vaca, 60 de ovelha e 10 de cabra, que estão espalhadas por todo país, o que faz com que a variedade seja ainda maior…
- Em 2012 foram contabilizados mais de 1.200 tipos de queijos diferentes na França
- Há muito mais tipos de queijos do que de vinhos na França
- O queijo tem MUITAS características benéficas à saúde: vitaminas A, D, E, B; alta digestabilidade (99%), sais minerais essenciais, efeito probiótico, dentre INÚMERAS outras. (garanto que nem precisava disso para me fazer comer de todos, mas depois disso fiquei ainda mais fã!)
E depois de aprender isso tudo fomos finalmente à cozinha! E que cozinha!
Aprendemos receitas deliciosas com queijos, e que nas mãos do chef Laurent ficaram ainda mais sensacionais!
Massa filo, recheada com MUITO brie e com geléia de damascos feita na própria cozinha. SENSACIONAL:
E o outro prato, sem palavras: carne cozida por 14 horas, feijão branco, e muito queijo! E uma farofa com azeitonas pretas por cima. Estilo um cassoulet. ABSURDAMENTE TOP FORA DE SÉRIE MASTER! Amei!!!
E depois disso tudo, o que eu achava impossível acabou acontecendo: virei ainda mais fã dos queijos franceses!