Estava sonhando em fazer esse arroz doce faz tempo. Desde que a super doceira Helena Gaspareto publicou a receita do “riz-au-lait” (como é chamado lá na França) super cremoso, inspirado em um dos melhores de Paris, eu não tive dúvidas que eu precisava tentar (e provar) essa delícia! E claro, aproveitando que o meu marido ADORA um arroz doce, tive ainda mais um motivo para colocar logo em prática. (A receita original, com dicas, você encontra AQUI). É servido com um caramelo e pistaches, mas aproveitei que eu tinha um creme de pistacheque comprei nessa última viagem (e claro, já que eu não tinha pistaches em casa) e coloquei um pouco do tal creme no lugar.

Fiz com fava de baunilha que eu sou fã, mas que pode ser substituido pela essência.

E servi nessas fofuras que recebi da BR Mania aqui em casa. As mini-caçarolas em formato de coração são parte de uma promoção da redeem que você combra um combo participante (sanduiche+bebida) e paga mais R$ 5,99 para ganhar uma dessas. Fofo né? A promoção vai até 31 de Maio.

Mas voltando ao prato, ficou DELICIOSO, de verdade e super cremoso. O arroz não leva muito açucar então esse caramelo faz a combinação perfeita! E de fato fica com um gosto daquele caramelo que comemos em doces na França. É sensacional! Fica a dica: super sugestão para o dia das mães!

Ingredientes (fiz metade da receita, se quiser maior quantidade é só dobrar esses valores):

Arroz Doce:

1 xícara de arroz bomba (ou carnaroli – de risoto)
3 xícaras de água
1/2 xícara de açucar
1/4 xícara de leite em pó instantâneo dissolvido em 1/2 xícara de água
175 ml de creme de leite fresco
1/2 lata de creme de leite sem soro
1 canelas em pau
2 cravos-da-índia
1 pitada de sal
Baunilha em fava (ou essência)

Caramelo:
1 xícara de açucar
100ml de creme de leite fresco
1 pitada de flor-de-sal ou sal marinho

Modo de Fazer:

Arroz-doce:
Colocar o arroz com a água em uma panela em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a água secar. Acrescentar o leite em pó dissolvido na água, o açucar, creme de leite fresco, canela, cravos, sal e baunilha. Deixar cozinhar em fogo baixo até ficar cremoso.
Retirar do fogo e assim que esfriar retirar os cravos e canela.
Na hora de servir acrescentar o creme de leite sem soro.

Caramelo:
Colocar o açucar em fogo baixo para caramelizar, mexendo com uma espátulaAquecer o creme de leite fresco. Apagar o fogo do caramelo e despejar com cuidado o creme de leite, mexendo com a espátula. Voltar a panela ao fogo e continuar mexendo até ficar uma mistura homogênea. Acrescentar o sal e esperar esfriar.

Servir o caramelo por cima do arroz doce com pistaches (ou no meu caso, o creme de pistaches). Enjoy!