Vocês devem ter ouvido falar na Virada Gastronômica aqui de sampa, em que o chef Alex Atala para comemorar a sua colocação no ranking mundial de restaurantes, ofereceu a sua galinhada gratuitamente ao público (e claro, causo o tumulto que todos noticiaram….). O tal prato é carro chefe do seu restaurante “Dalva e Dito”, que foca em sabores mais populares da gastronomia brasileira.
Entãoooo…. Semana passada participei de uma super aula com o chef Meguru Baba lá do Dalva e Dito, que ensinou o passo a passo da tal galinhada e a minha conclusão foi a seguinte: apesar de deliciosa, o tal prato é SUPER trabalhoso e leva uns 3 dias para ficar pronto. Mas quem estiver com disposição (e não quiser pagar os R$ 59,00 cobrados pelo prato o restaurante), vale a pena tentar… Como não sei o dia que estarei com disposição (e tempo) para executar o prato, resolvi colocar logo a receita. Depois me contem (OBS: O arroz de pequi eu irei sim fazer em casa, esse coloco a receita em breve, quando tiver feito em casa). Divirtam-se!

Inicialmente, o chef recomenda uma galinha caipira, jovem… Recomenda até que a gente veja a galinha viva antes de comprar, mas acho que esse passo muitos terão que pular, principalmente os que vivem na cidade grande e não têm essa opção. Cortar coxas, asas e peito (a parte da coluna com muitos ossinhos não se usa, você pode reservar para preparar um caldo para outra receita por exemplo…)

As ervas precisam ser bem frescas, sempre. Isso também é essencial nessa receita (em qualquer uma, não?)

E lá estou eu, com a mão na massa, cortando quiabo! OK, gafe do cabelão solto, mas minha participação se resumiu a isso, garanto ; )

Então vamos aos detalhes!

Ingredientes:

1 galinha caipira cortada em pedaços pequenos

Salmoura:
1 litro de água
100g de sal grosso
1 cebola cortada em 4 partes
2 folhas de louro
2 dentes de alho inteiros

Marinada:
5 dentes de alho picados
2 cebolas médias cortadas em cubos
4 tomates cortados em cubos
1 pimenta de cheiro picada (com sementes) – a semente de cheiro não arde
100g de coentro picado
50g de salsinha picada
50g de folhas de manjericão
10 folhas de hortelã
2 folhas de louro
200ml de óleo de canola
50g de colorau
500ml de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta do reino

Modo de Fazer:

Salmoura:


Para “salgar” a galinha. Colocá-la em um pote com todos os ingredientes e deixar na geladeira por 24h. Ao retirar, lavar em água corrente.

Marinada:


Colocar os pedaços de frango em uma tigela com todos os ingredientes da marinada. Deixar na geladeira por 24h.

Retirar os pedaços de galinha da marinada. Coar e reservar os temperos e o caldo. 
Em uma panela com 200 ml de óleo de canola, colocar os pedaços de galinha e refogar bem, até dourar.
Retirar o frango e NA MESMA PANELA, adicionar os temperos da marinada para refogar. Transferir para uma panela maior, acrescentar o caldo da marinada e os pedaços da galinha caipira já dourados, 50g de colorau e cobrir com água. Deixar cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por 3 a 4 horas até a galinha ficar macia, repondo a água sempre que necessário. 
E para acompanhar: quiabo, pirão e arroz de pequi…
Enjoy!