Resolvi usar mais comidinhas compradas no mercadão. O pacote de funghi seco estava na despensa esperando virar um risoto, mas não sei por que me deu vontade de fazer um molho com esses cogumelos (ok, deixei metade do pacote para o tal risoto mais para frente). Criei essa receita, misturando o que parecia combinar e surpreendeu justamente por isso, ficou PERFEITA!
Usei um pouco do caldo de carneiro que comentei nesse post e descobri que não vivo mais sem isso. É de fato diferente e tem um sabor delicioso. O aroma de tomilho com o funghi e o caldo perfumaram a casa toda. E a hora de cozinhar a carne no vinho foi outra perdição, que cheiro! Pratos raspados e certeza de que qualquer dia desses farei denovo! Servi com batatas assadas com azeite e tomilho.

Ingredientes:

4 bifes de filet cortados em tirinhas
3/4 de xícara de funghi seco hidratado
1/4 xícara de creme de leite fresco
galhos de tomilho fresco (so as folhinhas)
1/2 colher de sopa de caldo de carneiro concentrado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
Depois de hidratar o funghi, picar metade com um pouco da própria água no processsador até quase virar um creme. Levar ao fogo, com a própria água usada para hidratar os cugumelos e juntar o caldo de carneiro, o creme de leite e o tomilho (reservar um pouco do líquido para juntar com a farinha em um potinho separado). Depois de cozinhar um pouco juntar a mistura da farinha para engrossar um pouco, sal e pimenta do reino. Quando estiver quase pronto, acrescentar os funghis hidratados restantes.
Em uma frigideira, dourar a cebola e o alho com manteiga. Colocar a carne e asssim que estiver selada acrescentar o vinho para terminar de cozinhar. Servir com o molho funghi por cima.