Final de semana passado fomos almoçar com um casal de amigos no Le Jazz em Pinheiros. Como eles vão lá sempre, sabem todos os pratos e vinhos deliciosos a serem pedidos e falaram sobre uma entrada que seria imperdível: ovo moullet. Para ser sincera não conhecia esse tipo de preparo de ovo e acabei descobrindo que fica entre o ovo assado, poche e frito. Além do ovo o prato vinha num leito de cogumelos com sabor trufado e uma torrada de pão para acompanhar. Olhei, olhei e voltei a olhar e analisar o tal ovo tentando endender como seria feito, pois de fato era delicioso e merecia ser repetido em casa. Parecia ser cozido e depois frito e pesquisando na internet acabei descobrindo que de fato era feito assim. Juntei diversas receitas e não é que acabou saindo um prato DIVINO! Não foi exatamente igual ao do restaurante até pq nem os cogumelos usados foram os mesmos, mas o sucesso do prato foi igual da mesma forma! E mais uma vez a a manteiguinha de trufas saiu da gaveta para entrar em ação…
A Diana do Blog Diana Receitas, que foi a sortuda no sorteio de comemoração, publicou um post mostrando o kit que recebeu. Espero que aproveite bastante os produtos! Muito obrigada pelas palavras carinhosas!
E vejam só como ficou o ovo por dentro…
Ingrediente (para 2 pratos):
4 ovos (é bom assar 3 para garantir, pois o ovo facilmente racha. É melhor para não ter que repetir o processo novamente, 1 dos ovos será usado batido para empanar)
farelo de pão
1 1/2 xícara de shimeji
1 colher de sobremesa de caldo de carneiro (usei esse que comentei aqui)
1/4 xícara de água
1/2 dente de alho picado
Folhas de tomilho fresco
1 colher de chá de manteiga de trufas
Pimenta do reino a gosto e flor de sal (usei a defumada)
Modo de fazer:
Para os cogumelos
Colocar numa frigideira o caldo com a água, o alho e o tomilho. Juntar os cogumelos, sal e a pimenta. Quando estiver quase pronto colocar a manteiga de trufas apenas para derreter (não deixar mais do que isso para não perder o aroma).
Para o ovo
Os ovos precisam estar em temperatura ambiente, não podem estar gelados para não causar choque térmico. Colocar a água para ferver e quando estiver em ebulição colocar os ovos por exatos 4 minutos e meio (nem a mais nem a menos pois a gema precisa estar mole por dentro). Assim que tirar da água colocar em um recipiente com água gelada e gelo para parar o cozimento pois a gema precisa ficar mole.
A parte mais difícil do processo é descascar o ovo sem quebrar o recheio, já que o interior ainda está bem mole. É preciso quebrar ele como um todo, com várias batidinhas e descascar aos poucos, com paciência para não quebrar.
Depois de descascado, passar na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos e por ultimo no farelo de pão. Passar novamente no ovo e no farelo para fazer uma camada mais grossa e fritar em óleo quente (precisa haver óleo suficiente para cobrir o ovo por completo. Colocar e tirar do óleo com uma concha para que o ovo não quebre. Servir por cima dos cogumelos e colocar flor de sal por cima (usei flor de sal defumada que deu um sabor super especial)