Tive certa dificuldade em definir o título desse post. Queria falar sobre a Bélgica, sua culinária iniciando por: “A Bélgica não é feita apenas de cervejas…” , mas aí lembrei o quanto o seu chocolate era tão famoso quanto e o mesmo posso falar de moulles frite, o famoso prato típico belga de mexilhões feitos na cerveja ou vinho branco e temperos, servido com batata frita.
E além disso, a Bélgica tem muitos, mas muitos restaurantes de frutos do mar. Há uma rua de pedestres no centro, com diversas opções e mesinhas na própria rua.
E waffles com seus chocolates maravilhosos pela cidade inteira. As famosas marcas Godiva e Neuhaus são belgas.
Mas apesar de todas essas maravilhas na culinária belga, preciso ser sincera: para mim o principal desse país é mesmo a cerveja. Não que o chocolate não seja destaque, muito pelo contrário, mas talvez pelo fato de eu já ter morado na Suiça tenho um carinho especial pelo chocolate de lá. Os mexilhões são tão deliciosos que são também copiados mundo afora, e as receitas genéricas se proliferam. Mas a cerveja… Eles de fato são únicos. (ok, diversos países também produzem cervejas maravilhosas, mas para mim, Bélgica é BÉLGICA)
E isso é que encontramos por lá à noite…