De 29 a 31 de julho aconteceu no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o evento Paladar, que reuniu diversos expositores e workshops com chefs renomados como Roberta Sudbrack, Helena Rizzo, Alex Atala, Carla Pernambuco, dentre diversos outros. Fomos lá no domingo para conhecer e participamos do workshop de moqueca capixaba com o chef Juarez Campos.
O chef, também capixaba, tem o restaurante italiano Oriundi em Vitória – ES e deu uma aula super descontraída. Sua formação é de Bio-química, de que também foi professor em universidade, e talvez por isso estivesse bastante à vontade para explicar e falar sobre a culinária capixaba e suas tradições, arrancando risadas da plateia a todo tempo. As salas possuíam diversas televisões, de onde também foi transmitido um documentário produzido pelo próprio chef sobre a gastronomia e principalmente sobre as famosas panelas de barro locais. Achei interessante saber que a cor escura da panela é devido ao tingimento quente feito com tinta de tanino, que é extraído da casca da árvore de mangue-vermelho. A cooperativa criou uma embalagem especial e envia as panelas para todo o Brasil, já tendo despachado também para diversos outros países.
E essa foi a moqueca preparada, servida com pirão, que degustamos. A textura do peixe ficou perfeita, superou totalmente minha expectativa.
Os stands do evento não apenas faziam exposição de seus produtos, mas também os vendiam. Abaixo alguns desses stands: Bombay, La Pastina, Lá da Venda e Wine Brands. Destaque também para o stand das Cerâmicas Muriqui que achei lindíssimas, mas infelizmente não tirei foto. Vale a pena visitar o site para conhecer. O blog da cerâmica também mostra várias idéias legais para essas lindas peças. Em breve farei minha encomenda!
Sem dúvida estarei lá no próximo!