Faz tempo que a África do Sul está na minha lista de lugares a conhecer… E depois de ter ido para a Ásia nas últimas férias, quem sabe esse não seja meu próximo destino? Enquanto isso, vou explorando e pesquisando mais sobre o que a região tem a oferecer. Sim, eles têm bons vinhos e são o sétimo produtor mundial de vinhos!
Fui convidada pela vinícola Nederburg a um almoço no Varanda (que eu tanto amo…) para conhecer melhor desse terroir e desvendar a uva “pinotage” – o símbolo do país, resultado do cruzamento das uvas Cinsault e Pinot Noir. E claro, não podemos esquecer de Shiraz, Sauvignon Blanc, Merlot e Cabernet, que possuem lugar de destaque na produção por lá.
A Nederburg, que foi fundada em 1791, exporta para mais de 80 países e já que tenho meu lado “mercado financeiro” sempre do meu lado, não poderia deixar de citar que são listados na bolsa de valores… E pertencem ao mesmo grupo detentor do licor Amarula (que por sinal acabei descobrindo que 10% da produção vem para o Brasil, seu principal mercado).
Sobre os vinhos: achei bem aromáticos, senti bastante especiarias, e o que mais se destacou na minha opinião foi o Manor Hause Cabernet Sauvignon 2008 (está à venda na Casa Flora), com aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias, café.
Sim, mais do que nunca, quero ir conhecer a África do Sul. Pessoalmente.