Moussaka é como uma lasanha estilizada, feito com berinjelas, super tradicional na Grécia. Quem assistiu a novela Belissima talvez se lembre desse prato (lembram-se do Nikkos Petrakis), mas a verdade é que a origem dele é turca e são diversas as variantes para a receita. No meu caso, não coloquei canela nem cravo pois o meu marido não é muito fã, mas acho que deve dar um toque diferente, vale a pena testar. Há quem faça com batatas ou cenoura também mas acho que ficaria um pouco pesado, há a versão com carne de corrdeiro também (tipicamente grega), achei melhor a versão apenas com berinjela. Na versão sérvia, usa-se iogurte no lugar do molho bechamel e foi isso que eu fiz por dar uma leveza ao prato. E aproveitando que queria testar o tempero argentino para carnes que comprei em NY, essa foi a hora de testar. O tempero tem cheiro de empanadas argentinas, leva páprica defumada e diversos outros temperos. Como o prato originalmente já leva páprica, achei que combinaria super bem. E não deu outra: ficou sensacional e não sobrou nada! Depois de provar me arrependi de não ter comprado mais um pote do tal tempero, então fica a dica para quem passar pela Williams-Sonoma.

PS – Preciso confessar que esse prato virou quase que um desafio para mim. Antes de viajar tentei fazer e cometi o erro imperdoável (façam o que eu digo não façam o que eu faço) de utilizar a mandolina (aquele aparelinho de cortar legumes em fatias finas) sem o suporte e acabei quase fazendo uma fatia do meu dedo na véspera de viajar. Não foi nada grave, mas estou até hoje com o curativo no dedo e desde então não parei mais de pensar no tal prato e que sem dúvidas seria o primeiro a ser executado quando eu voltasse. E nem preciso dizer que foi isso que fiz né?

Ingredientes (para 2 pessoas):

300g de filet mignon moido
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de manteiga
1 berinjela em rodelas finas
1 tomate sem casca e sem sementes picado
2/3 pode de iogurte natural
1 ovo
1/4 xícara de leite
Salsinha
Páprica
Temperos a gosto
Queijo Grana Padano ralado
Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Fazer:
Cortar as beringelas em rodelas finas com o auxílio de uma mandolina. Deixar de molho na água com sal por 30-40 minutos.
Numa frigideira (usei uma “paelleira” por ser maior), coloque a manteiga com o alho e cebola até clarear. Adicione a carne moída, o tempero (usei esse argentino que falei, mas pode ser o tempero de preferencia, como páprica, pimenta etc), o tomate, a água, sal, pimenta do reino a gosto e a salsinha. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Enquanto cozinha, seque as fatias de berinjela compapel toalha e passe no azeite dos dois lados. Cubra uma assadeira com as fatias e leve ao forno (fogo alto) para grelhar (atenção para  não queimar).
Depois de cozida colocar  a carne no fundo de uma travessa, cobrir com a berinjela grelhada e por cima queijo grana padano ralado.
Bater na mão o ovo com leite, páprica e iogurte e colocar a mistura por último na travessa, por cima do queijo. Levar ao forno pré-aquecido porr cerca de 20 minutos. Enjoy!