Uma das coisas que eu sonhava preparar eram raviolis. Preparar desde o início, claro! Fazer a massa, o recheio, o molho…. Sempre via milhares de receitas, mas a tal forminha eu não tinha. Sim, eu podia fazer da outra forma recomendada, dando a forma com um aro de metal ou uma xícara (pois é, apesar  de dar um charme, a tal forminha não é indispensável); o problema é que também não tinha máquina para fazer massas e nem o rolo para abrir de forma manual (como fazem as tradicionais mammas italianas).
Aproveitando a minha ida a NY comprei um desses rolos e também a forminha (repetindo: não é indispensável, fazendo círculos e fechando como forma de pastel também dá certo da mesma forma). Sim, ainda quero a tal máquina para massas, mas preciso confessar que para compensar a minha  ausência à academia esses dias, o tal rolo faz um bom resultado e trabalha braços e ombros como aparelho de musculação… Estou até pensando em criar uma rotina de exercícios com o rolo, depois passo a série! Na foto abaixo a forminha, junto com a taça de vinho indispensável para inspiração no preparo das minhas receitas heheheh.

Para inaugurar meus produtinhos, uma receita  que me chamou a atenção no livro da Carla Pernambuco “100 Receitas para Comer de Joelhos” (pois é, já falei dele antes, mas continuo perdidamente apaixonada pelas receitas). Na verdade peguei a idéia do recheio e do molho pesto, pois massa básica de ravioles é uma receita básica. Deu super certo, ficaram lindos e em breve quero fazer com outros sabores!

Ingredientes (para 2 pessoas):

Para o molho pesto:
1 xícara de folhas de manjericão
1/2 xícara de azeite (usei também um pouco do azeite aromatizado com alho da Borges)
2 colheres de sopa de amendoas em lascas torradas
1 colher de sopa de Grana Padano ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Para a Massa:
350g de farinha de trigo
2 ovos
5 gemas
2 1/2 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de leite

Para o Recheio:
300g de mandioquinha (fazer um purê)
150g de queijo gruyere ralado
Camarões pequenos/médio (se muito grandes, cortar para caber no ravioli)
1/2 colher de chá de noz moscada
Sal e Pimenta  do Reino a  Gosto

Modo de Fazer:

Pesto:
Triturar todos os ingredientes no processador. Na hora de servir esquentar um pouco numa frigideira e acrescentar um pouco da água de cozimento da massa para dissolver.

Massa:
Bater todos os ingredientes com o aro próprio para massas pesadas, em velocidade baixa. Abrir a massa com auxílio de um rolo (ou máquina) o mais fino possível. Ir acrescentando farinha para a massa não grudar e colocar nas forminhas para levar o recheio ou cortar em círculos com auxílio de um aro ou xícara.

Recheio:
Numa panela em fogo baixo, acrescentar todos os ingredientes até o queijo derreter.


Para montagem do ravioli fazer como na figura abaixo. Primeiro a massa na forma, em seguida o camarão, o purê de mandioquinha e pincelar gema de ovo na massa para colar. Colocar outra camada de massa por cima e com um rolo pequeno passar por cima para fechar e cortar os raviolis. Enjoy!