Essa é uma dica que não podia deixar de compartilhar, para quem estiver interessado em conhecer esse país. Principalmente se a idéia for ficar bastante tempo e conhecer outros lugares além de Tokyo…
O Rail Pass do Japão é considerado um dos melhores do mundo e fiquei impressionada como realmente funciona bem. Antes de mais nada lembre-se: a única forma de adquirir é comprando antes de chegar no país, ou seja: você compra pelo site, eles entregam em sua casa em qualquer lugar do mundo em poucos dias e você leva para validar por lá. No meu caso, em 2 dias já tinha em mãos, mas isso varia pelo lugar onde você está.
Não compre com muita antecedência pois ele tem validade. E claro, apenas estrangeiros podem comprar, e justamente por isso não é vendido dentro do Japão. Existe o tradicional e o Green, que é a primeira classe dos trens, só comparar e ver o que vale mais a pena. Para todos os detalhes e para comprar o pass, acesse pelo site deles diretamente AQUI.
Chegando no aeroporto, vá até o escritório para validar o pass. Ele pode passar a valer instantaneamente ou na data que for especificada. No meu caso, como só ia viajar mais para o final, validei colocando uma data mais para frente
Agora a principal dica: mesmo que vá apenas por uma cidade como no meu caso que só fui a Kyoto, o JR pass vale, já que se a passagem avulsa for comprada lá sairá mais cara. Ah, e tem o benefício de não entrar em filas longas também… Nas principais estações de trem existe uma fila própria para turistas, eu me livre de uma longa espera para fazer reserva de passagem em Kyoto 😉
Daí é só curtir o trem bala à vontade!